Dezembro chegou e, com ele, chegam também as promessas para o próximo ano! E toda vez é a mesma coisa: repensamos, planejamos, desejamos, mas… será que realizamos as mudanças? E o quanto nos culpamos quando não conseguimos cumprir aquilo que prometemos?

“Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.”

Carlos Drummond de Andrade, Receita de Ano Novo – Ed. Record -2008

Começar de novo! Por que não?

A divisão do tempo em ciclos – de dias, meses e anos – traz a sensação de recomeço, de renovação. Primavera, verão, outono e inverno – a dança das estações: se cansamos do sol quente do verão, logo vem o outono, o inverno…

Ah, a primavera! Com ela, o ânimo e o frescor de saber que está em nossas mãos a chance de mudar, de tentar de novo. E como é bom sentir que temos uma nova oportunidade! Flores que se transformam em frutos!

Mas, não é tão simples mudar. Muitas das promessas para o próximo ano são desafiadoras e exigem transformação de hábitos de vida, de coisas que fazemos sem perceber, sem prestar atenção.

Então, que tal fazer um passeio para dentro de você mesmo? Que tal olhar para conhecer ou reconhecer o que pode fazer diferente? Sem pressa e sem pressão! As mudanças gradativas costumam durar!

As promessas para o ano novo que podemos cumprir

Aqui vão algumas sugestões da equipe Panacea para ajudar nestas transformações:

Conheça a razão pela qual você acorda de manhã

Você ja ouviu falar em “Ikigai”?

Ikigai” é a sua proposta de vida, a razão pela qual você acorda de manhã. Pode ser algo simples, como sair para passear com seu animal de estimação, ou algo complexo como o seu trabalho ou um grande objetivo. Deixe a vida leve! Exerça os cinco pilares desta filosofia de vida:

  1. Comece pequeno
  2. Liberte-se
  3. Viva em harmonia e pratique a sustentabilidade
  4. Alegre-se com as pequenas coisas
  5. Esteja presente, viva o aqui e o agora

Estatisticamente, apenas 9% das promessas de ano novo são cumpridas. Mas não desanime com a estatística! Ao contrário, vamos usá-la como motivador?

Comece pequeno!

Que tal começar com pequenas mudanças?

De acordo com a Escola Médica de Harvard, pequenos passos, mas consistentes, podem ajudar a cumprir um objetivo:

  • Fique menos tempo sentado no sofá! O número de horas que você passa sentado por dia importa. Quanto maior o número de horas sentado, maior o risco cardiovascular. Esse risco começa a ser significativo a partir de 4 horas sentado por dia, especialmente para pessoas que não praticam nenhuma atividade física. Ficar sentado pode aumentar suas chances de desenvolver diabetes, obesidade, doenças do coração, mas também pode ser responsável por dores nas costas, lombares e cervicais.
  • Elimine as bebidas adoçadas: os açúcares adicionados não fazem parte da dieta saudável. Da mesma forma, a frutose derivada do xarope de milho é muito usada em alimentos industrializados. Em especial, para adoçar refrigerantes, bebidas com sabor de frutas e energéticos.
  • Pratique a higiene do sono: a privação de qualidade e da quantidade do sono pode levar a sérias consequências para a saúde, como ganho de peso, infarto, pressão alta e depressão. Procure criar uma rotina, apagar as luzes, evitar álcool e café, bem como telas e aparelhos eletrônicos na hora de dormir e praticar exercícios durante o dia. O uso de smartphone está associado a menor número de horas de sono.

Liberte-se

Pare de se culpar por aquilo que não conseguiu fazer. Ao contrário, use sua voz interior para lembrar a razão das suas escolhas e aumente sua confiança. Olhe para trás, veja tudo o que conseguiu realizar e continue estimulado a fazer mais.

Para se sentir melhor e conseguir cumprir as promessas feitas para o próximo ano, seguem algumas dicas:

  • O contato regular com a natureza é preventivo e reduz o estresse, a irritabilidade e sintomas ansiosos. Assim, melhora o humor e contribui para o auto-cuidado. Passe mais tempo em lugares abertos!
  • Limite o tempo das telas: passar muito tempo nas mídias sociais foi recentemente associado à depressão, à ansiedade e à solidão. Um estudo canadense, em 2017, encontrou associações significativas entre as horas gastas nas mídias sociais e piores indicadores de saúde mental.
  • Ouça música! A música sempre esteve relacionada a rituais de cura. O conhecimento de que a música afeta a saúde e o bem estar já existia no tempo de Aristóteles e Platão.

Viva em harmonia e pratique a sustentabilidade

  • MediteMindfulness não se trata apenas de deixar sua mente vagar ou tentar esvaziá-la. Ao contrário, a prática envolve prestar bastante atenção no momento presente, seus pensamentos, emoções e sensações. Que tal, então, tentar aplicar atenção plena em coisas simples do dia-a-dia? Por exemplo, comer com atenção, observar as cores, as texturas e o sabor dos alimentos?
  • Cozinhe em casa: estudos mostram que adultos que comem 5 ou mais refeições caseiras por semana têm 28% menos chance de sobrepeso, se comparados àqueles que comem menos de 3 refeições caseiras por semana.
  • Caminhe! Caminhar diariamente é um passo para uma saúde melhor.

Alegre-se com pequenas coisas

  • Sentimentos de felicidade, de bem-estar, de satisfação pessoal e com a vida podem ajudar o coração. Nos indivíduos com alto risco para as doenças cardiovasculares, os programas para redução do estresse são extremamente úteis e necessários, e o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico é fundamental.
  • As fortes ligações afetivas com familiares e amigos garantem maior possibilidade de felicidade.
  • A dedicação criativa a um objetivo produz altos e duradouros níveis de felicidade. Cultive um hobby!

Esteja presente, viva o aqui e o agora

Que tal passar menos tempo no seu telefone ou nas mídias sociais?

E conversar mais, ouvir mais, participar mais ativamente da vida real dos seus amigos e familiares? Estar presente, com olhos e ouvidos atentos e coração aberto?

Descanse. Desacelere. “O tempo não para”, mas você pode diminuir o ritmo.

Aproveite e tire férias, passeie, conheça novas culturas ou novos lugares. Encante-se. Cante. Dance. Emocione-se.

Cuide-se. Faça avaliações médicas de rotina. Cuide também da saúde da boca e dos dentes. Pratique exercícios que sejam divertidos e prazerosos.

Faça as promessas para o próximo Ano Novo acontecerem um pouquinho por dia, todos os dias!

Amanheça! Voe! Feliz 2023 com saúde e paz. São os votos da equipe Panacea.

"E que o passado abra os presentes para o futuro, que não dormiu e preparou o amanhacer" Taiguara
“E que o passado abra os presentes para o futuro, que não dormiu e preparou o amanhecer” – Taiguara, Que as crianças cantem livres