ilustração de estratégia

Por que o checkup pode fazer parte da estratégia de prevenção doenças?

ilustração de estratégia
A estratégia de prevenção de doenças pode incluir o checkup (FotoPixabay)

Você acha importante fazer exames de rotina?

A longevidade das pessoas tem aumentado por vários motivos. Mas também porque a prática médica tem incentivado bons hábitos de vida e, em paralelo, tem detectado mais precocemente os riscos de de desenvolver alguma doença. As principais causas de morte são as doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A boa notícia é que esses três grupos de doenças podem ter seus riscos minimizados!

Quer viver mais e melhor? Qual a sua estratégia?

Mesmo sem sentir nada, devo fazer uma consulta médica?

Várias doenças não causam sintoma algum, e podem já estar prejudicando sua saúde:

  • Hipertensão arterial,
  • Obesidade,
  • Síndrome Metabólica,
  • Dislipidemias,
  • Aneurisma de aorta,
  • e tantas outras…

Consultas preventivas podem esclarecer sobre doenças infecciosas, imunizações, comportamentos de risco para transmissão de doenças sexuais.

Neste sentido, a realização de consultas preventivas para identificar seu risco individual e exames de rotina podem fazer parte da estratégia de se preservar a sua saúde.

Que doenças você tem propensão a ter? Você conhece seus riscos?

Existem doenças familiares, outras podem surgir devido ao meio sócio-cultural do qual fazemos parte. Uma consulta com seu médico pode te ajudar a identificar os seus riscos e a elaborar um planejamento para reduzi-los.

Quer testar seus riscos? Tente usar essas calculadoras de risco cardiovascular e de câncer:

https://www.paho.org/cardioapp/web/

https://cancerqld.org.au/cancer-prevention/crc/

Qualidade de vida e prevenção

Na busca pela melhor qualidade de vida e longevidade, as pessoas, mesmo sem sintomas, podem buscar uma ajuda da medicina. Se você tem um estilo de vida com uma dieta equilibrada, um bom sono restaurador e uma rotina com atividades físicas, está no caminho certo da prevenção e saúde. Pois, se hoje a medicina oferece bons tratamentos, a prevenção é ainda melhor. Muitos dos tipos de câncer podem ser tratados com sucesso quando diagnosticados precocemente, com procedimentos muitas vezes menos agressivos.

Checkup e prevenção

Neste contexto, há um esforço para a prevenção do surgimento das doenças e de identificá-las logo no seu início, quando são mais fáceis de tratar. Assim, com este intuito, criou-se a consulta preventiva e o checkup , para se estar à frente das doenças e aconselhar pessoas assintomáticas, as quais, muitas vezes, não tem consciência do próprio estilo de vida e das consequências de longo prazo. O checkup pode investigar os riscos individuais de determinadas doenças.

ilustração de checkup
Exames de checkup podem ajudar numa vida saudável. Foto por jcomp – www.freepik.com

Quais exames são importantes fazer? Quando fazer um checkup?

No entanto, não há um consenso sobre quando iniciar consultas preventivas e um checkup, e quais exames fazer.

O mais importante é individualizar a medicina conforme a idade, gênero, os antecedentes pessoais e familiares, os objetivos com relação à saúde, estilo e expectativa de vida para que os benefícios compensem os custos.

Em algumas atividades profissionais, como para os pilotos de avião, os checkups são parte planejada da agenda de trabalho.

Para uma simples referência e de modo geral, para homens adultos e saudáveis, sem histórico familiar, é recomendável a aferição da pressão arterial ao menos 1 vez a cada 2 anos. Entre os 20 e 30 anos se recomenda a primeira dosagem de colesterol, triglicérides e glicemia. A colonoscopia para a prevenção do câncer colo retal entre os 45-50 anos, assim como ao menos 01 ecocardiograma para identificação de aneurismas de aorta. A estratificação de risco cardiovascular com teste ergométrico e tomografia com o “score“de cálcio também pode ser pedida após os 40 anos caso houver fatores de risco associados. O screening para o câncer de próstata (toque retal e PSA ) especialmente depois dos 50 anos.

Como referência para as mulheres adultas e saudáveis, sem histórico familiar, um plano geral de checkup inclui: aferição da pressão arterial 1 vez a cada 2 anos, exame de Papanicolau após o início da vida sexual, a dosagem de colesterol, triglicérides e glicemia entre os 20 e 30 anos, a mamografia após os 40, assim como a colonoscopia depois dos 45. A estratifcção de risco cardiovascular com teste ergométrico e tomografia com o “score“de cálcio também pode ser pedida após os 50 anos caso houver fatores de risco associados, especialmente após a menopausa. Já o estudo da densitometria óssea é recomendado após os 65 anos. Lembre-se, esses exames e idades são apenas uma referência. A necessidade de outros exames, em outros momentos de vida, pode variar muito. Mas, talvez o bonito da vida seja esse particular de cada um.

Com essa investigação complementar, o paciente pode tomar consciência de sua saúde e tomar atitudes mais eficientes para mantê-la.

Se quiser entender melhor o que é um checkup e o que isso pode acrescentar a sua saúde, assista o vídeo seguinte:

 

A investigação pelo checkup é mais uma ferramenta na prevenção

Assim, fazer exames é mais uma ferramenta disponível para a melhora da qualidade de vida e longevidade. No entanto, o conjunto das atitudes com relação ao estilo de vida e sua condição individual, familiar e pessoal serão determinantes.

Concluindo, associado a um estilo de vida saudável, a detecção precoce de doenças através de um checkup é mais um recurso para se reduzir os riscos . Na dúvida, consulte um médico para discutir a necessidade e a frequência do seu checkup.

 

Bull Soc Sci Med Grand Duche Luxemb 2012;(2):25-35.

Praxis (Bern 1994).2006 Jan 18;95(3):55-9.

doi: 10.1024/0369-8394.95.3.55.

JACC VOL. 71, NO. 19, 2018 2017 High Blood Pressure Clinical Practice Guideline MAY 15, 2018:e127 – 248

JACC VOL. 76, NO. 12, 2020 Butler and Khan SEPTEMBER 22, 2020:1466 – 7

JACC VOL. 74, NO. 10, 2019 Arnett et al. SEPTEMBER 10, 2019:e177 – 232 2019 ACC/AHA Guideline on the Primary Prevention of Cardiovascular Disease

https://www.cancer.org/content/dam/cancer-org/cancer-control/pt/booklets-flyers/get-your-tests-portuguese.pdf