boca

A saúde bucal pode diminuir os riscos de doença coronariana?

Cuidar da saúde da boca é bom para o coração? Essa questão ainda precisa ser melhor estudada, mas hoje se acredita que sim. Ambas doenças têm muitos fatores de risco em comum. A presença de periodontide aumenta o risco cardiovascular em 2 vezes.

Há vários estudos que correlacionam as infecções periodontais e aterosclerose. Se isso ocorre por uma translocação direta das bactérias bucais ou se por toxinas liberadas pelo processo inflamatório crônico que essas infecções causam ainda não se sabe.

Como a saúde dental pode interferir com a doença coronária?

A infecção bucal também ativa várias vias imunológicas celulares que são compartilhadas com o desenvolvimento e progressão da placa de gordura nas artérias. E aparentemente, pode acelerar esse processo.

Nestas pessoas há também maior ativação plaquetária e propensão a formar coágulos, causando maior risco de infarto agudo do coração.

Mas afinal, o que é a periodontite?

Trata-se de uma infecção crônica das partes moles em torno dos dentes. Pode progredir e acometer as estruturas de suporte, causando reabsorção óssea. Pode penetrar as raízes de modo que os dentes podem se perder. A infecção periodontal acomete 46% da população adulta no mundo.

Quem tem risco de desenvolver essa infecção?

A periodondite ocorre mais em:

  • Homens,
  • Fumantes,
  • Diabéticos,
  • Portadores de próteses dentárias (pontes),
  • Portadores de imunodeficiências,
  • Mulheres no período pós menopausa,
  • Dieta pobre em fibras e rica em carboidratos.

 

A má higiene da boca pode trazer ainda mais problemas!

As infecções dentárias profundas também são a porta de entrada das bactérias para a corrente sanguínea. Essa situação pode causar uma infecção das valvas cardíacas muito grave. A endocardite (é esse o nome desta infecção) pode ser difícil de se diagnosticar e de tratar. Pode necessitar de cirurgia para a troca da valva e costuma ter internações longas.

É simples!!

Em outras palavras, cuidar da saúde da boca é bom para o coração. A prevenção da periodontite se baseia em bons hábitos de vida e alimentares, assim como na higiene dos dentes. Vá regularmente ao dentista!

 

Portanto, cuide de seus dentes e sorria para seu coração!!

Cuide de seus dentes e do coração e sorria
Sorria para seu coração (Image by https://pixabay.com)

 

Referência:

  1. 1. Gianos, E.A. Jackson, A. Tejpal et al. American Journal of Preventive Cardiology 7 (2021) 100179