sofá

Sabia que o tempo que você passa sentado pode ser fatal?

Você é daqueles que tem em casa o seu lugar preferido no sofá?

Quantas horas por dia você fica sentado? No sofá ou no trabalho?

Já parou para pensar nisso?

O estilo moderno contemporâneo de vida é bastante sedentário. Várias profissões exigem muitas horas sentadas. Há grande uso de eletrônicos tanto para o trabalho, como para o lazer, a indústria do entretenimento produz jogos, filmes, séries… quem já não curtiu uma longa maratona do Netflix no sofá? Sim, passamos várias horas sentados na frente de uma telinha…

O conceito de lazer das pessoas pode ser um bom filme e muitas horas sentado. Imagem de wayhomestudio no Freepik

Qual o mal disso? Afinal, é trabalho, ou diversão com direto a pipoca e torcida por um final feliz!!

Sentar faz mal?

Mas nosso corpo foi feito para ficar sentado muitas horas?

A resposta é não.

Fomos feitos para nos movimentarmos. Há poucos milhares de anos, o que é muito pouco em uma escala evolutiva, os homens primitivos andavam longos períodos em planícies a procura de alimentos, de segurança. Imagine como eram esses tempos. Compare com nossos dias. Rapidamente transformamos a maneira de viver. Hoje, principalmente os que moram em centros urbanos desenvolvidos, com um nível sócio econômico melhor, caminham poucos passos por dia. Quem tem um relógio digital que conte seus passos pode conferir.

O sedentarismo aumentou exponencialmente com a rápida urbanização, e é maior ainda nos países desenvolvidos, onde existem mais empregos no setor de serviços, que são ocupações sedentárias na maioria das vezes.

O corpo humano não foi arquitetado para essas mudanças e sofre com as adaptações. Somos feitos de um complexo sistema de músculos interligados por tendões às articulações e aos ossos. O movimento do corpo ajuda em vários processos fisiológicos como na circulação de sangue e no retorno do sangue venoso ao coração, na digestão dos alimentos,  na respiração, no equilíbrio dos elementos sanguíneos e do colesterol, da glicose …

O movimento físico é parte da fisiologia normal.

O seu sofá ou mesmo o seu trabalho sentado no escritório podem ser um convite perigoso ao sedentarismo…

Mas atenção! O seu sofá não representa apenas o sedentarismo!

A quantidade de horas sentado importa?

É frequente termos ocupações com longas horas sentados. Foto do Freepik

Sim, o número de horas que você passa sentado por dia importa. Quanto maior o número de horas sentado, maior o risco cardiovascular. Esse risco começa a ser significativo a partir de 4 horas sentado por dia, e em especial para aquelas pessoas que não praticam nenhuma atividade física.

Que problemas sentar causa?

Ficar sentado pode aumentar suas chances de desenvolver diabetes, obesidade, doenças do coração, mas também pode ser responsável por dores nas costas, lombares e cervicais. Isso ocorre por alterações posturais com a redução da curvatura lombar, desequilíbrio nos pontos de pressão sobre as vértebras da coluna, fadiga muscular, e a inativação de grupos musculares de maneira prolongada. Há também associação entre a postura sentada e desordens cervicais. Pode também dificultar a circulação das pernas, que dobradas ao sentar estreitam as artérias e as veias. Já notou como seus pés podem inchar durante um voo longo?

O prejuízo que o hábito de ficar muitas horas sentadas pode causar ao sistema muscular e esquelético acaba favorecendo o sedentarismo, num ciclo vicioso negativo. Pois quem está com dores nas costas dificilmente se anima a fazer uma atividade física… E perversamente, quanto mais sentado ficar, mais reforço aos mecanismos de dor e lesão será dado.

Recentemente surgiram evidências que essas horas sentadas prejudicam a memória, a capacidade de concentração.  Há maior sensação de fadiga, reduzindo a performance. Esse prejuízo pode se acentuar com o passar dos anos. Você pode se tornar menos criativo para a resolução de problemas.

As horas sentadas podem ainda atrasar a recuperação das pessoas em tratamento por câncer.

De fato, existe maior chance de câncer de pâncreas em homens e de câncer de pulmão em mulheres entre as pessoas que passam mais horas sentadas. Além do que há um maior risco de qualquer tipo de câncer entre os trabalhadores de ocupações que passam muitas horas sentadas.

Saia da sofá, levante da cadeira!

Sabemos que pequenas interrupções dessas longas horas sentadas pode minimizar os prejuízos. É importante, durante seu trabalho fazer pausas para levantar, espreguiçar, andar até a copa e tomar uma água. As pausas são para mudanças posturais e movimento são importantíssimas.

Quem consegue criar uma rotina com atividade física, com exercícios moderados a vigorosos com mais de 150 min/semana anula os efeitos prejudiciais das longas horas sentado. Mas lembre-se de qualquer movimento é melhor do que nenhum.

O tempo que você fica sentado pode ser fatal. Ficar sentado causa problemas de coluna, respiratórios, cardiovasculares, câncer e outros.

Saia do sofá. Levante da cadeira!

Para saber mais:

 

Int. J. Environ. Res. Public Health 2018, 15, 1678

J Am Coll Cardiol 2019 Apr 30;73(16):2062-2072.

doi: 10.1016/j.jacc.2019.02.031.

Cancer. 2020 Jan 1;127(1):115-123.

doi: 10.1002/cncr.33257. Epub 2020 Oct 20.

Cancer Sci. 2020 Mar;111(3):974-984. doi: 10.1111/cas.14304. Epub 2020 Feb 5.