Dormir para sonhar viver melhor

Por quê a gente não dorme? Devemos dormir  bem para viver bem!

Você abre o olhos e o relógio marca 3:33h (como em todo filme de terror…)
Seu companheiro/a ressoando (ou roncando) do seu lado.
Você sabe que precisa acordar em 3-4 horas, mas sua cabeça já está a mil km por hora, pensando em tudo que precisa fazer, em tudo que deixou de fazer, em tudo que devia resolver, nos milhões de boletos…enfim, não dorme mais!
Amanhece o dia, você levanta e já está mentalmente acabada antes de começar! Pensa então, como é que vai dar conta de todas as tarefas?

Estudos vêm mostrando que em média 30% das pessoas não dormem um sono reparador de pelo menos 6 horas contínuas por noite.

A falta de sono adequado pode trazer inúmeras consequências para o dia a dia e a saúde das pessoas:

  • Sensação de fadiga crônica ou sonolência durante o dia;
  • Diminuição da atenção e do foco com tendências a procrastinação e baixa produtividade;
  • Falhas de memória e esquecimento de tarefas (“Mental-Fog”);
  • Distúrbios de humor: ansiedade, irritabilidade, agressividade,  depressão;
  • Tendência a cometer mais erros no dia a dia e até eventuais aumentos de acidentes;
  • Alterações metabólicas (Melatonina, GH, Insulina, Adrenalina, Cortisol, TSH)
  • Ganho de peso (‘quem não dorme, engorda’)
  • Piora dos distúrbios cardiovasculares: hipertensão e aumento de eventos ccardiovasculares como infartos e derrames

Sabemos que o sono é um mecanismo evolutivo que a maioria dos animais apresentam, de uma forma ou de outra. É durante o sono que nossa mente faz uma seleção das informações relevantes a serem armazenadas na memórias daquelas que poderemos descartar, muitas vezes até sob a forma de sonhos.
Durante o sono regulamos nossa pressão arterial, reduzimos o cortisol, portanto lidamos com o stress, mas também fazemos diversos processos de equilíbrio hormonal: insulina, serotonina, GH, dopamina, melatonina, inibina, FSH e LH…todos estes mediadores químicos de nosso organismo têm seu ritmo circadiano e regulação dada durante o sono principalmente.

As crianças são o melhor exemplo de que o sono é necessário para o crescimento e o processamento dos aprendizados. Bebês dormem até 18 horas por dia! É nesse período que consolidam os aprendizados de cada dia.

Gestantes frequentemente se queixam da sonolência que vem junto com  o Beta-HCG positivo! Isto porque seu corpo está num esforço enorme para produzir uma outra pessoa inteira! Haja energia!

O sono REM (sigla em inglês para Rapid Eye Moviment) é um dos momentos mais importantes do ciclo do sono fisiológico, e é normalmente quando a pessoa sonha…
Sonhar ,então,  é um sinal de um sono mais reparador.

Existem basicamente 2 tipos de insônia:

*a dificuldade de pegar no sono quando você se deita
e
*o despertar no meio da madrugada, quando depois a pessoa não consegue maisconciliar o sono o resto da madrugada

telas na cama

Erros mais comuns que levam a piora da insônia:

-acordar na madrugada e pegar o celular para se “distrair”: a luz banca e azulada da tela dos aparelhos faz com que sua produção de melatonina e outros mediadores do sistema nervoso central seja insuficiente e portante seu sono fica superficial e entrecortado

televisão para dormir: a tela das tv’s emite luz e raios que ativam o córtex cerebral e atrapalham os mecanismo de dormir fisiologicamente

-beber bebidas alcoólicas para “relaxar”: as bebidas pode até dar um soninho nos primeiros momentos, mas depois causa excitação dos neurônios e sono de qualidade ruim, com mais ronco e mais apnéia do sono

 

O que fazer para tentar dormir melhor?

  • Evitar cafeina após 17 horas (lembrar que não apenas o café tem cafeína, mas também o chá preto, a coca-cola, e alguns medicamentos contendo cafeína como analgésicos comuns que todo mundo conhece);
  • Não usar telas por pelo menos 1 hora antes da hora de deitar;
  • Evitar bebidas alcoólicas : ao contrário do que se imagina, muitas pessoas acreditam que o álcool relaxa (!)  mas não! De fato num primeiro momento acontece um relaxamento aparente inicial, mas depois existe uma excitação do sistema nervoso central que muitas vezes impede a pessoa de dormir o resto da noite, principalmente se já houver alguma questão de sono pregressa.
  • Fazer atividades físicas diárias, de preferência na primeira metade do dia (exercícios noturnos deixam a pessoa mais “ligada”por algum tempo)
  • Consumir alimentos mais leves na última refeição do dia , de preferencias alimentos cozidos de fácil digestão ( ‘acorde como um rei e durma como um camponês’)

Muitas pessoas consideram o sono como horas “perdidas”,  mas precisam entender que o sono é seu tempo de auto-cura. Um “CTRL-ALT-DEL ” para seu cérebro reiniciar!

Estas pessoas tendem a abrir mão das horas preciosas de sono em prol de trabalhos e projetos a terminar que nunca têm fim.

dormir sobre o trabalho

Os estudos mostram que uma pessoa precisa de por volta de 6 a 8 horas de sono por noite para que seu metabolismo tenha todos os benefícios fisiológicos de um sono reparador.

Mau humor durante o dia, sensação de falta de disposição, desânimo, falhas de memória, baixa concentração, produtividade ruim, tendência a procrastinação, podem ser sinais de que seu cérebro precisa de um sono melhor, de uma pausa.

Há algumas pesquisas que dizem que um copo de leite ao deitar pode ajudar a melhorar o sono. Existem também diversos chás naturais que se propões a melhorar o relaxamento  e conduzir a um sonho mais tranquilo.

Meditação espontânea ou guiada pode também ser um recurso extraordinário para promover o relaxamento necessário para que uma boa noite de sono aconteça, dado que a ansiedade é um componente importante de muitas insônias.

Distúrbios hormonais, como a Menopausa feminina e a Andropausa masculina trazem dificuldades de conciliar o sono, piora da qualidade e do tempo que a pessoa consegue dormir. Despertar diversas vezes na noite, levantar para urinar, acordar com ondas de calor são alguns desses eventos que podem ser tratados com técnicas de regulação hormonal e sintomáticos.

Aqueles portadores de distúrbios como a apnéia do sono e o refluxo gastro-esofágico também enfrentam maiores dificuldades de dormir bem e para melhorar precisam mesmo buscar tratamentos específicos.

Sabemos também que o melhor sono possível é aquele que acontece durante a noite.
Não vale trocar a noite pelo dia pois isso traz sérios problemas a qualidade do sono e a saúde da pessoa. O Sono diurno tende a não trazer todos os benefícios regulatórios de um sono noturno. Nós que já demos muitos plantões sabemos bem disso!

03 da manhã

Se de todo você não conseguir dormir, eu sempre recomento a minhas pacientes que usem esse tempo de forma mais agradável do que ficar esperando amanhecer pensando nos problema para poder levantar.
Podcasts e Audiolivros são excelentes recursos para levar sua mente a lugares de maior tranquilidade e relaxamento.
É como se alguém te contasse histórias de ninar.

Vou deixar aqui algumas dicas de alguns podcasts que ajudam a relaxar.
Pode tentar, ajuda muito!

Lembre-se : todos precisamos de momentos de parada e repouso, de reflexão e acerto dos ponteiros do nosso corpo e da nossa mente. Em tempos como vivemos, de excessos de informação, telas e estímulos, se torna cada vez mais importante ter a pausa, o momento de ócio criativo e reparador.

Durma bem!
E bons sonhos!!!

https://persono.com.br/insights/sono-e-performance/podcast-do-persono

https://gizmodo.uol.com.br/sleepcast-a-nova-moda-das-historias-de-ninar-narradas-por-celebridades/