Ir às compras deixa você feliz? Flash sale, Black Friday, Cyber Monday, li-qui-da-ção…. são palavrinhas mágicas para o seu dia cansativo e cheio de problemas ficar mais tolerável? Ou você permanece horas na internet, o mais completo e abrangente centro de consumo do planeta?
Fazer compras pode ser bastante prazeroso e de vez em quando até cometemos exageros, contudo, se os seus gastos estão fora do controle e você frequentemente lida com seus problemas utlizando do seu cartão de crédito, está na hora de repensar seus hábitos.
Cerca de 5% da população geral, tem dificuldade em controlar compras e gastos. A chamada Oniomania ou compulsão por compras atinge igualmente homens e mulheres e continua em franco crescimento após a consolidação das compras online.
Crescimento dos gastos em compras online
De acordo com o lançamento do Annual Retail Trade Survey *de 2020, as vendas do comércio eletrônico aumentaram em US$ 244,2 bilhões ou 43% em 2020, o primeiro ano da pandemia, passando de US$ 571,2 bilhões em 2019 para US$ 815,4 bilhões em 2020.
Já no Brasil as vendas online tiveram uma impressionante alta de 434% em sete anos, saltando de R$ 35 bilhões, em 2016, para R$ 187 bilhões, em 2022 segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
E qual a implicação destas informações?
Ao que tudo indica, há um aumento sensível de problemas com controle de compras online em relação a loja física. As compras online funcionariam como mais um fator facilitador tanto por conta do acesso ilimitado dia e noite assim como oferta de incrivelmente grande variedade de mercadorias. Adicionalmente, o montante de aquisições pode ficar menos evidente aos familiares por mais tempo. As compras online ainda tem a praticidade de não ser necessário sair de casa, se deslocar até a loja, falar com pessoas e ter que lidar com eventuais barreiras sociais .
E ainda temos o cartão de crédito….
Além das compras online, temos a questão do cartão de crédito e outros meios novos de pagamento digitais.
Em um estudo de 2021 sobre cartões de crédito os autores apresentam dados interessantes.
As pessoas tendem a gastar mais quando usam cartões de crédito do que dinheiro.Não apenas são mais propensos a comprar algo por um preço mais alto, mas também a dar gorjetas maiores e a fazer mais compras por impulso.
A hipótese neste caso é que os cartões de crédito sensibilizariam as redes de recompensa no cérebro e assim agem como o “pisar no acelerador”.
O uso de cartão de crédito proporciona prazer imediato na forma de aquisições e com adicional de que os valores só são percebidos semanas depois e muitas vezes diluídas ao longo de muitos meses. Desta forma, assim como as compras online estão para as compras presenciais em termos de.potencializacao, temos o cartão de crédito e outros meios virtuais de pagamento como facilitadores de gastros excessivos em relação ao dinheiro em papel em pessoas com esta susceptibilidade.
Sinais de alerta
- Você “sai para as lojas” quando passa por um revés ou uma decepção, ou quando fica com raiva ou medo?
- Sente euforia ao gastar ou às vezes até uma espécie de transe?
- Ao voltar para casa depois das compras, você se sente culpado, arrependido ou envergonhado?
- Está cheio de pacotes fechados, muitas de suas compras raramente ou nunca são usadas?
- Compra mesmo que não precise de nada, ou compra mais do que o pretendido?
- Passa muito mais tempo comprando do que o pretendido?
- Esforços repetidos e mal sucedidos para reduzir ou controlar as compras
- Você omite ou mesmo mente para sua família ou amigos sobre o que compra e quanto gasta?
- Você gasta muito tempo fazendo malabarismos com contas para pagar suas dívidas de compras?
- Gasta acima do orçamento e coloca em risco fundos para contas essenciais .
- Tem dificuldade para quebrar o ciclo: faz compras exageradas, sente uma culpa imensa depois e usa mais compras para tentar enterrar esses sentimentos negativos?
- Quebra de relacionamentos, forte tensão no casamento, família ou na amizade por conta do descontrole financeiro.
Outros transtornos associados
Muitas pessoas com compulsão por compras tem associado:
- Transtornos de humor (21%-100%)
- Transtornos de ansiedade (41-80%)
- Transtornos por uso de substâncias (21-46%)
- Transtornos alimentares (8-35%)
- Transtornos concomitantes que apresentam problemas de impulso controle como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (21-40%).
Vale a pena citar que muitos acumuladores tem compulsão por compras, origem de boa parte dos pertences armazenados.
Exagera nas compras? O que fazer:
- Evite situações, lugares ou companhias que estimulem fazer compras ou gastar.
- Esqueça o cartão de crédito, dê preferência a dinheiro em papel ou pagamento a vista. Se não tiver dinheiro, não compre.
- Faça listas antes de ir à loja ou supermercado; compre apenas o que você precisa .
- Pergunte a si mesmo: preciso disso ou apenas quero?Identifique seus gatilhos: Quando é mais provável que você faça compras compulsivamente? É durante um horário específico do dia?
É quando você está com certas pessoas ou em uma determinada loja? - Desenvolva, procure modos novos de gerenciar emoções difíceis
- Procure ajuda médica especializada para avaliar a necessidade de tratamento, e se houver algum outro transtorno, inicie acompanhamento imediatamente.
- Procure grupos de ajuda como por exemplo devedores anônimos
- Fique atento aos eventos que desencadeiam o desejo de comprar
- Bloqueie sites de compras na Internet ou canais de compras na TV
Bibliografia
- Annual Retail Trade Survey https://www.census.gov/en.html
- Banker, S., Dunfield, D., Huang, A. et al. Neural mechanisms of credit card spending. Sci Rep 11, 4070 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-021-83488-3
- Müller A, Laskowski NM, Trotzke P, Ali K, Fassnacht DB, de Zwaan M, Brand M, Häder M, Kyrios M. Proposed diagnostic criteria for compulsive buying-shopping disorder: A Delphi expert
- Adamczyk G. Compulsive and compensative buying among online shoppers: An empirical study. PLoS One. 2021 Jun 3;16(6):e0252563. doi: 10.1371/journal.pone.0252563. PMID: 34081731; PMCID: PMC8174690onsensus study. J Behav Addict. 2021 Apr 13;10(2):208-222. doi: 10.1556/2006.2021.00013.
- Müller A, Laskowski NM, Trotzke P, Ali K, Fassnacht DB, de Zwaan M, Brand M, Häder M, Kyrios M. Proposed diagnostic criteria for compulsive buying-shopping disorder: A Delphi expert consensus study. J Behav Addict. 2021 Apr 13;10(2):208-222. doi: 10.1556/2006.2021.00013.
Mais sobre o assunto:
1.https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/01/15/compulsao-por-compras-transtorno.htm ( matéria de janeiro de 2024)