mulher rodeada de sacolas de compras compulsão por compras ou só um exagero

Ir às compras deixa você feliz? Flash sale, Black Friday, Cyber Monday, li-qui-da-ção…. são palavrinhas mágicas para o seu dia cansativo e cheio de problemas ficar mais tolerável? Ou você permanece horas na internet, o mais completo e abrangente centro de consumo do planeta?

Fazer compras pode ser bastante prazeroso e de vez em quando até cometemos exageros, contudo, se os seus gastos estão fora do controle e você frequentemente lida com seus problemas utlizando do seu cartão de crédito, está na hora de repensar seus hábitos.

Cerca de 5% da população geral, tem dificuldade em controlar compras e gastos. A chamada Oniomania ou compulsão por compras atinge igualmente homens e mulheres e continua em franco crescimento após a consolidação das compras online.

Crescimento dos gastos em compras online

De acordo com o lançamento do  Annual Retail Trade Survey *de 2020, as vendas do comércio eletrônico aumentaram em US$ 244,2 bilhões ou 43% em 2020, o primeiro ano da pandemia, passando de US$ 571,2 bilhões em 2019 para US$ 815,4 bilhões em 2020.

Já no Brasil as vendas online tiveram uma impressionante alta de 434% em sete anos, saltando de R$ 35 bilhões, em 2016, para R$ 187 bilhões, em 2022  segundo o  Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

E qual a implicação destas informações?

Ao que tudo indica, há um aumento sensível  de problemas com controle de compras online em relação a loja física. As compras online funcionariam como mais um fator facilitador tanto por conta do acesso ilimitado dia e noite assim  como oferta  de incrivelmente  grande variedade de mercadorias. Adicionalmente, o montante de aquisições pode ficar menos evidente aos familiares por mais tempo. As compras online ainda tem a praticidade de não ser necessário sair de casa, se deslocar até a loja, falar com pessoas e ter que lidar com eventuais barreiras sociais .

E ainda temos o cartão de crédito….

Além das compras online, temos a questão do cartão de crédito e outros meios novos de pagamento digitais.

Em um estudo de 2021 sobre cartões de crédito os autores apresentam dados interessantes.

As pessoas tendem a gastar mais quando usam cartões de crédito do que dinheiro.Não apenas são mais propensos a comprar algo por um preço mais alto, mas também a dar gorjetas maiores e a fazer mais compras por impulso.

A hipótese neste caso é que os cartões de crédito sensibilizariam as redes de recompensa no cérebro e assim agem como o “pisar no acelerador”.

O uso de cartão de crédito proporciona prazer imediato na forma de aquisições e com adicional de que  os valores só são percebidos semanas depois e muitas vezes diluídas ao longo de muitos meses.  Desta forma, assim como as compras online estão para as compras presenciais em termos de.potencializacao, temos o cartão de crédito e outros meios virtuais de pagamento como facilitadores de gastros excessivos  em relação ao dinheiro em papel em pessoas com esta susceptibilidade.

Sinais de alerta

  1. Você “sai para as lojas” quando passa por um revés ou uma decepção, ou quando fica com raiva ou medo?
  2. Sente  euforia ao gastar ou às vezes até uma espécie de transe?
  3. Ao voltar para casa depois das compras, você se sente culpado, arrependido  ou envergonhado?
  4. Está cheio de pacotes fechados, muitas de suas compras raramente ou nunca são usadas?
  5. Compra mesmo que não precise de nada, ou compra mais do que o pretendido?
  6. Passa muito mais tempo comprando do que o pretendido?
  7. Esforços repetidos e mal sucedidos para reduzir ou controlar as compras
  8. Você omite ou mesmo mente para sua família ou amigos sobre o que compra e quanto gasta?
  9. Você gasta muito tempo fazendo malabarismos com contas para pagar suas dívidas de compras?
  10. Gasta acima do orçamento e coloca em risco fundos para contas essenciais .
  11. Tem dificuldade para quebrar o ciclo: faz compras exageradas, sente uma culpa imensa depois e usa mais compras para tentar enterrar esses sentimentos negativos?
  12. Quebra de  relacionamentos, forte tensão no casamento, família ou na amizade por conta do descontrole financeiro.

Outros transtornos associados

Muitas pessoas com compulsão por compras tem associado:

  • Transtornos de humor (21%-100%)
  • Transtornos de ansiedade (41-80%)
  • Transtornos por uso de substâncias (21-46%)
  • Transtornos alimentares (8-35%)
  • Transtornos concomitantes que apresentam problemas de impulso controle como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (21-40%).

Vale a pena citar que muitos acumuladores tem compulsão por compras, origem de  boa parte dos pertences armazenados.

Exagera nas compras? O que fazer:

  1. Evite situações, lugares ou companhias que estimulem fazer compras ou gastar.
  2. Esqueça o cartão de crédito, dê preferência a dinheiro em papel ou pagamento a vista. Se não tiver dinheiro, não compre.
  3. Faça listas antes de ir à loja ou supermercado; compre apenas o que você precisa .
  4. Pergunte a si mesmo: preciso disso ou apenas quero?Identifique seus gatilhos: Quando é mais provável que você faça compras compulsivamente? É durante um horário específico do dia?
    É quando você está com certas pessoas ou em uma determinada loja?
  5. Desenvolva, procure modos novos de gerenciar emoções difíceis
  6. Procure ajuda médica especializada para avaliar a necessidade de tratamento, e se houver algum outro transtorno, inicie acompanhamento imediatamente.
  7. Procure grupos de ajuda como por exemplo devedores anônimos 
  8. Fique atento aos eventos que desencadeiam o desejo de comprar
  9. Bloqueie sites de compras na Internet ou canais de compras na TV

Bibliografia

  1. Annual Retail Trade Survey  https://www.census.gov/en.html
  2. Banker, S., Dunfield, D., Huang, A. et al. Neural mechanisms of credit card spendingSci Rep 11, 4070 (2021). https://doi.org/10.1038/s41598-021-83488-3
  3. Müller A, Laskowski NM, Trotzke P, Ali K, Fassnacht DB, de Zwaan M, Brand M, Häder M, Kyrios M. Proposed diagnostic criteria for compulsive buying-shopping disorder: A Delphi expert
  4. Adamczyk G. Compulsive and compensative buying among online shoppers: An empirical study. PLoS One. 2021 Jun 3;16(6):e0252563. doi: 10.1371/journal.pone.0252563. PMID: 34081731; PMCID: PMC8174690onsensus study. J Behav Addict. 2021 Apr 13;10(2):208-222. doi: 10.1556/2006.2021.00013.
  5. Müller A, Laskowski NM, Trotzke P, Ali K, Fassnacht DB, de Zwaan M, Brand M, Häder M, Kyrios M. Proposed diagnostic criteria for compulsive buying-shopping disorder: A Delphi expert consensus study. J Behav Addict. 2021 Apr 13;10(2):208-222. doi: 10.1556/2006.2021.00013.

Mais sobre o assunto:

1.https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/01/15/compulsao-por-compras-transtorno.htm ( matéria de janeiro de 2024)