Emagrecer sem intensão pode ser sinal de alguma doença

Estou emagrecendo sem motivo: isso é perigoso?

 

Não necessariamente. Mas depende…

Somos muito expostos ao conceito de um peso idealmente baixo e podemos nos confundir pensando que isso é sinal de saúde.

O sonho de muitas pessoas é o de emagrecer, mas quando isso ocorre sem a intenção deliberada, pode haver um problema de saúde por trás. Fique atento.

Afinal, ouvimos sobre calorias e peso muitas e muitas vezes…

Mas o que é uma caloria? O que isso representa na fisiologia do peso?

Assista essa breve explicação do TED EX para saber:

Mudanças de hábito

Pequenas mudanças de hábito podem gerar perdas de peso. As vezes mudanças positivas para sua saúde, as vezes mudanças que podem trazer prejuízo …

Por exemplo, uma atividade profissional que necessite de mais movimento físico, como subir escadas, andar, levantar pesos, ou uma rotina que permita um dia a dia muito atribulado, sem tempo para as refeições podem causar emagrecimento. Boas rotinas do dia a dia, um bom estilo de vida podem gerar perda de peso, como dormir mais horas e acordar mais disposto. Ou ainda o final de uma situação emocional perturbadora.

Por outro lado, o inverso também pode ocorrer. Ansiedade e depressão, rotinas muito estressantes são causas comuns de perda de peso.

Sem programação

Essas mudanças podem acontecer sem que você as tenha programado, e ao longo do tempo, você pode se surpreender com a redução do seu peso.

Mas vale a pena se questionar e tentar perceber se houve alterações possíveis de impactar no seu peso. Pois na ausência dessas condições, o seu médico deve ser consultado.

Que condições clínicas podem causar um emagrecimento inesperado?

Existem várias condições clínicas que se associam a perda de peso. Esse pode ser o primeiro sinal percebido de um problema de saúde. A lista de doenças que causam perda de peso é bastante grande e apavorante: infecciosas, como tuberculose, AIDS, hepatites crônicas, doenças metabólicas como diabetes, hipertireoidismo, doenças do sangue como anemias,  doenças oncológicas como câncer de mama, de pulmão, insuficiência cardíaca, enfisema pulmonar, doenças degenerativas como esclerose múltipla, Parkinson…Mas não pretendo assustar demais você meu querido leitor do Panacea.

Existe emagrecimento não intencional normal?

Existe emagrecimento normal? Image by ilovehz on Freepik

O próprio envelhecimento pode causar uma redução de peso por perda de massa muscular, que já começa após os 30 anos!! Mas atenção! Essa perda muscular pode ser considerada uma doença em si mesma, a Sarcopenia. Conforme a sua definição (que ainda não está estabelecida) pode acometer de 2 a mais de 80% dos idosos.  É uma condição que compartilha várias vias metabólicas e neuro-hormaonais desagregativas que ocorrem nos processos das doenças sendo ao mesmo tempo consequência e fator agravante destas doenças. A baixa massa muscular é fator de risco aumentando para morte em várias doenças como na insuficiência cardíaca. O idoso sarcopênico tem uma mortalidade maior do que o indivíduo da mesma idade que conservou melhor a sua massa muscular. A sarcopenia reduz não apenas a expectativa de vida, mas também a qualidade de vida. É uma doença complexa e evolutiva, mas que com orientação nutricional, e atividade física pode ser mitigada.

O que fazer?

Se você conhece alguém que esteja perdendo peso inexplicavelmente, deve se preocupar.

Deve-se fazer uma boa reflexão sobre seu estilo de vida e hábitos nutricionais, mas principalmente agendar uma consulta com seu médico para uma avaliação especializada.

Os emagrecimentos não intencionais tem que ser investigados, em qualquer idade. Não existe emagrecimento sem causa. Nem toda magreza é sinal de saúde.