Melhor prevenir que remediar

 

Atualmente já contamos mais de 2 anos nos quais o mundo enfrenta a difícil tarefa de sobreviver a pandemia. 

em casa com seu pet
Photo by Roberto Nickson on Unsplash

Assim, com muitas incertezas e muitos medos, vivemos nos refugiando dentro de nossas casas , atrás de máscaras, tentado prevenir algo que mal sabemos como remediar, à espera de dias melhores.

Certamente nenhum de nós sabe exatamente quando é que nossas vidas voltarão ao normal tão saudoso. Todos sonhamos e esperamos que seja logo, bem como depositamos grandes expectativas na vacinação em massa da população.

voltando ao normal

Entretanto, esta reclusão forçada já vem mostrando suas consequências.

Sabemos que muitas pessoas vêm lutando contra agravos ao seu bem estar físico e principalmente mental, pois nós humanos somos seres sociais que naturalmente vivemos referenciados pelas interações humanas. Sabemos que a privação desse contato traz muitas consequências deletérias às pessoas de todas as idades, principalmente na esfera afetiva e de saúde mental.

Porém, como trabalhadoras a serviço da saúde, precisamos também lembrar de mais uma dessas consequências: a lacuna de prevenção ao câncer na nossa população!

 

O vácuo da prevenção

paciente tendo sua pressão arterial afrerida

De fato estamos observando uma redução dos diagnósticos de condições não ligadas a covid em mais de 50% nos últimos anos. Isto é consequência direta da falta das rotinas de prevenção.

De acordo com as estatísticas dos serviços de saúde, nos anos de 2019, 2020 e 2021 houve   redução da ordem de 50% nos diagnósticos de câncer no Brasil comparado aos anos anteriores.

Assim, observamos a tendência de redução efetiva na quantidade de diagnósticos.

Então onde foram parar todos estes casos que não foram diagnosticados? 

…Estão por aí evoluindo sem tratamento…

Quer dizer que estas pessoas chegarão aos serviços de saúde 2 anos mais graves.

Prevenção é a solução

Sabemos que dos 5 momentos onde podemos mudar a história de uma doença, dois dos mais importantes do ponto de vista médico e populacional são a prevenção primária e a prevenção secundária.

caminhando para a saúde

  • prevenção primária – são ações para evitar que a pessoa se exponha as fatores que podem causar as doenças, dos quais as vacinas são componente super importante quando se trata da doenças com vetores infecciosos. Exemplo: o HPV para o câncer de colo uterino

 

  • prevenção  secundária  – que consiste na busca ativa dos problemas de saúde através de métodos de rastreamento para diagnóstico precoce. Continuando o exemplo do câncer de colo uterino, o rastreamento inclui papanicolau e teste de HPV

Como prevenir o câncer?

médica estudando seus casos clínicos

Nesse sentido, um dos trabalhos mais importantes que fazemos como profissionais de saúde é promover a prevenção das doenças de acordo com a cuidadosa análise do perfil de cada paciente.

Conforme a idade, hábitos, histórico familiar, composição corporal, histórico pessoal e outros parâmetros, montamos um algoritmo de cuidados preventivos para cada paciente levando em conta todos as ações necessárias para que busque a sua melhor condição de saúde alcançável.

Eventualmente estes cuidados incluem exames preventivos que são clínicos e laboratoriais na maioria dos casos.

Manter estas rotinas de cuidados traz benefícios reais a qualidade de vida e longevidade. 

tenha um bom dia

Segundo o Instituto Nacional de Câncer do Brasil, aqui vão algumas ações de prevenção contra o câncer:

A hora é agora, precisamos olhar para o câncer apesar da pandemia:

…. do que está acontecendo agora na oncologia, por exemplo? O cenário é assustador: só em biópsias, importantes para a confirmação do diagnóstico, houve uma redução de quase 40%, comparando março a dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019. Sem detecção, não há tratamento. Sem diagnóstico, a doença avança e caem as chances de cura…

Leia mais em: Saúde Abril

Câncer não faz quarentena!

 

Pandemia reduz em 46,3% os diagnósticos de câncer colorretal e aumenta a prevalência de casos avançados no país

https://sbco.org.br/2021/01/29/pandemia-reduz-em-463-os-diagnosticos-de-cancer-colorretal-e-aumenta-prevalencia-de-casos-avancados-no-pais/

 

Diagnósticos de Câncer despenca, no Brasil durante a pandemia:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnosticos-de-cancer-despencam-no-brasil-durante-pandemia/14347/42/

 

Câncer não faz quarentena:

https://www.pfizer.com.br/noticias/releases/cancer-nao-faz-quarentena-a-mantencao-do-tratamento-oncologico-durante-pandemia

 

OMS alerta para impacto da pandemia no tratamento do câncer

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-02/oms-alerta-para-impacto-da-pandemia-no-tratamento-do-cancer

 

Pandemia de COVID-19 adia tratamentos de câncer no Brasil:

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/pandemia-de-covid-19-adia-tratamentos-de-cancer-no-brasil.shtml

 

Cadernos de atenção primária do Ministério da Saúde:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/rastreamento_caderno_atencao_primaria_n29.pdf

 

Inca- prevenção do câncer :

https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco