mudança de vida, nova direção, novos hábitos, mudança de hábitos na pandemia

A Pandemia mudou seus hábitos?

Todos nós sofremos uma grande mudança involuntária de hábitos na pandemia e o efeito foi bastante heterogêneo.

Alguns aproveitaram para organizar uma alimentação mais saudável entretanto outros ficaram com as rotinas muito tumultuadas e aumentaram o consumo de alimentos ultra processados .

Alguns sem sair e sem bares, reduziram consumo de álcool, outros com a facilidade de poder beber em casa, aumentaram o consumo.

A atividade física ficou mais restrita  mas o tempo economizado com deslocamentos pode ser utilizado. Haja criatividade!

Nosso cotidiano é feito de muitas pequenas rotinas e elas são facilitadores em geral. Economizam o nosso tempo e esforço ao tornar as tarefas mais simples e automáticas. Não precisamos todo dia

pensar em TODOS os detalhes de tudo o que precisamos fazer…. seria muito cansativo.

Mais ou menos como aprender a dirigir um automóvel, no começo, lembrar de todos os detalhes atrapalha bastante, mas aos poucos vamos automatizando alguns movimentos e reflexos.

Os hábitos  são adaptativos a uma determinada situação ou problema e esta resolução a curto prazo  pode ser satisfatória e com menor gasto de energia, embora em alguns casos específicos, os

resultados em longo prazo sejam menos vantajosos ou até atrapalhar. O que era útil em determinado momento da sua vida pode não ser mais agora. Estes são os hábitos que precisam ser revistos.

Localizando hábitos que atrapalham

mulher jovem pensando com sua estação de trabalho ao fundo
Pense, reflita, localize

Você tem algum objetivo de mudança na sua vida? Acha que precisa melhorar algo na sua saúde? Localize e comece a pensar o que está atrapalhando.

A ideia de que um hábito se altera apenas com a força de vontade é atraente, porém, não necessariamente verdadeira.

Inversamente ao pregado por livros de autoajuda, nem sempre querer é poder sempre. Querer é o primeiro passo.

Montar uma estratégia adequada personalizada para cada hábito indesejado é a etapa seguinte.

Muitas vezes a estratégia pode envolver a busca de profissional de saúde e abordagem farmacológica, além de cognitiva comportamental do problema a ser resolvido.

O olhar externo especializado e experiente pode ser muito útil, portanto deixe seus preconceitos para trás pois a ciência está aí para ser utilizada a seu favor!

 

Algumas dicas para novas rotinas

  • Comece organizando a mudança. Passo a passo. Cada etapa atingida deixa você mais próxima do seu objetivo.
  • Coloque objetivos reais e mensuráveis. Objetivos inatingíveis só vão criar frustração.
  • Lembrar que algumas mudanças podem ser contrárias a poderosos e primitivos instintos de economia de energia e sobrevivência. São difíceis mesmo!!! Força!!! Procure ajuda especializada !
  • Lembrar que uma falha não significa que tudo foi em vão ou seja, não é tudo ou nada.
  • Lembrar que o que foi fácil para um, não necessariamente é fácil para outro. Não se intimide com comentários alheios, nem faça comparações descabidas. O seu caminho é único.
  • Cuidado com promessas milagrosas.

 

O que é importante é ficar atento às janelas de oportunidade e organizar-se para aproveitá-las.