demonstrar sessão de fisioterapia e reabilitação

A infecção grave pela covid-19 pode deixar sequelas de longo prazo após a alta hospitalar.

Sair do hospital, ir para casa após dias internado por covid-19 é algo para ser celebrado, sem dúvida um motivo de alegria. Voltar para seus familiares, para sua casa, estar fora de perigo.

Mas muitos dos pacientes que tiveram uma doença aguda grave de covid-19 experimentam ao receber alta uma redução da qualidade de vida, pois a infecção pode deixar sequelas.

A infecção grave pela covid-19 pode ter efeitos a longo prazo

Infelizmente a covid-19 pode deixar efeitos residuais devido à replicação viral, à resposta imune desenvolvida e ao estado pró-coagulante provocado.

Síndrome pós Covid

Em primeiro lugar, vamos conhecer o que é a Síndrome Pós Covid. A Síndrome Pós Covid é definida pela manutenção dos sintomas por mais de 4 semanas após o início da doença. Nesta fase não há mais replicação viral, a PCR é negativa, mas muitos pacientes ainda não se sentem bem.

Estima-se que quase 80% dos pacientes ainda apresentem ao menos uma queixa. A persistência dos sintomas é mais frequente entre aqueles doentes que estiveram entubados. A queixa mais comum é a fadiga, em alguns estudos, presente em até 58% dos pacientes de alta. Estão no topo do ranque a dor de cabeça (44%) e falta de ar (24%), e as alterações do olfato (23%). Mas a lista é grande. Pode haver dores articulares, perda de massa muscular, palpitações, depressão, ansiedade, alteração do sono, surgimento de diabetes, tireoidites, perda de função renal, queda de cabelos … alguns dos pacientes que estiveram mais graves podem ainda necessitar de oxigênio em casa e cerca de metade ainda apresenta alteração na tomografia mesmo 6 meses depois.

Por exemplo, veja a explicação do Dr. Trabasco para a fadiga da síndrome pós covid:

Contudo, ainda estamos aprendendo a cuidar destes pacientes que, muitas vezes, necessitam de uma equipe multidisciplinar para reabilitação. Há questões em aberto e não sabemos em que medida o tratamento previne a fibrose pulmonar, qual o impacto a longo prazo sobre a função cardíaca e outras sequelas.

Neste sentido, o dano pulmonar, dependendo da extensão e da gravidade, pode ser permanente. Acompanhe a explicação da fibrose pulmonar pela covid-19 do Dr. Rafael Ploidoro da Escola de Medicina de Indiana (EUA):

Enfim, nestes tempos de pandemia, a Panacea não poderia deixar de explicar o que estamos todos juntos enfrentando. Esses problemas não serão exclusivos dos pacientes e de suas famílias, mas de toda a sociedade. Hora de sermos compreensivos e, especialmente, humildes para aprender, sem esquecer a coragem para reestabelecer a saúde.

 

 

 

 

 

 

Para saber mais:

1- JAMA. doi:10.1001/jama.2021.3331 Published online March 17, 2021.

 

2-Post Acute Covid-19 Syndrome

NATURE MEDICINE | www.nature.com/naturemedicine

https://doi.org/10.1038/s41591-021-01283-z

ps://doi.org/10.1038/s41591-021-01283-z

s://doi.org/10.1038/s41591-021-01283-z