ilustração de tristeza

Eu chorei um oceano inteiro essa noite. Eu precisava esvaziar.

Caio Fernando Abreu

Será que chorar pode fazer bem?

Não reprima suas emoções! Chorar pode trazer bem estar e pode estar associado a menor risco de algumas doenças! Chorar pode trazer benefícios sociais , emocionais e físicos reais, ajudando na prevenção de doenças mentais e outras.

Há indícios em alguns estudos que reprimir o choro pode tornar seu sistema imunológico menos eficiente, assim como elevar a pressão arterial, associar-se a doenças cardiovasculares, além de ansiedade e depressão. Chorar pode ser uma resposta fisiológica promotora de saúde.

ilustração de tristeza
Salgar o mar com Lágrimas, do poema de Camões, pode te ajudar (foto por sasint do  stocksnap.io)

Errare humanum est, chorar também!

Somente os humanos choram de emoção. Há o choro dos bebês que são reflexos, ainda sem valor afetivo elaborado, aprendido. Mas nós, humanos, nos emocionamos e choramos. Alguns estudiosos postulam que a vocalização e o choro devem ter conferido à espécie alguma vantagem adaptativa. Talvez melhor socialização em momentos de estresse, com maiores cuidados e ajuda, gerando empatia e apoio do grupo social.

Para todas as idades

ilustrar expressão facial de choro
O choro tem uma mímica facial típca (foto por neosiam do stocksnap.io)

O choro com lágrimas por emoção muda com a idade, sendo de maior relevância as lágrimas nos mais velhos e a vocalização mais importante na infância. Adultos choram baixinho….

Além da vocalização e das lágrimas, há uma expressão facial característica.

Os benefícios sociais do choro dependem muito de como o indivíduo que chora é percebido. Em geral, quem chora é percebido como mais afetuoso, amistoso e honesto. E pode estar precisando de ajuda.

O choro pode acontecer para a tristeza, raiva, mas também para a alegria.

Lágrimas de crocodilo

Mas nem todas as lágrimas são iguais. Há as lágrimas de lubrificação e de proteção dos olhos. Essas são desprovidas de associação com estresse emocional e não tem outros efeitos sobre o corpo.

Veja no vídeo do TED-Ed uma explicação sobre os 3 tipos de lágrimas que produzimos.

 

O que acontece quando choramos?

A fisiologia do choro por emoção é apenas modestamente conhecida, mas quando choramos liberamos serotonina, ocitocina e outros neuro peptídeos, ativamos o sistema nervoso periférico e podemos ter alterações da frequência cardíaca, da pressão arterial, da respiração. Acredita-se que essas alterações no período que se segue ao choro ajudem a promover uma sensação de calma. Esses neuro hormônios também estão envolvidos a comportamentos de ligação entre indivíduos. Chorar pode nos conectar mais com o nosso grupo social.

ilustração sobre chorar
Quando choramos podemos inspirar empatia do grupo (foto por pressfoto – www.freepik.com)

Na cardiologia, é bem conhecida a síndrome do coração partido, onde após um forte estresse emocional (ansiedade, medo, depressão), pode-se se ter dor no peito e perda da capacidade contrátil do coração, podendo causar insuficiência cardíaca. Essa síndrome ocorre mais mulheres na pós menopausa. A alteração cardíaca é reversível.

Chore, que te faz bem!

Assim, a velha frase que você já deve ter ouvido “Chore, que vai te fazer bem” pode ser verdadeira.

Mas fique atento, o choro fácil, afetando suas atividades diárias também pode ser um dos sintomas de depressão. No caso de dúvida procure ajuda.

 

 

Referências:

Bylsma LM, Gračanin A, Vingerhoets AJJM.Clin Auton Res. 2019 Feb;29(1):63-73. doi: 10.1007/s10286-018-0526-y. Epub 2018 Apr 23.

 

Health Psychol. 2012 Sep;31(5):640-9.

doi: 10.1037/a0026257.

 

European Heart Journal (2018) 39, 2047–2062 doi:10.1093/eurheartj/ehy077