Cuidando da microbiota intestinal para melhorar a saúde e prevenir endometriose

Hoje, vamos nos aprofundar em um tema muito em pauta no momento, pois explora a inusitada relação entre o sistema imunológico, a flora intestinal (também conhecida como microbiota do intestino ) e a endometriose.

Pesquisas médicas recentes lançaram luz sobre a influência potencial  desses sistemas interconectados no desenvolvimento e progressão da endometriose. Entendendo essa relação complicada, podemos elucidar  os possíveis mecanismos  de causa e efeito e explorar possíveis caminhos para a prevenção, o cuidado e o tratamento.

O sistema imunológico: nosso escudo contra doenças

Como sabemos, o sistema imune serve como mecanismo de defesa do corpo, protegendo-nos contra micróbios nocivos e mantendo a saúde geral. Este recurso do organismo  compreende uma rede de células, tecidos e órgãos que trabalham juntos para identificar e eliminar invasores estranhos, como bactérias e vírus. No entanto, às vezes esse delicado sistema pode falhar, levando a vários problemas de saúde.

Endometriose: uma breve visão geral

De acordo com o  conhecimento atual a endometriose é uma condição crônica na qual o tecido endometrial, normalmente encontrado no interior do útero, se implanta e cresce fora do útero. Esse tecido fora de lugar  pode aparecer em áreas como ovários, trompas de falópio e outras estruturas dentro da pelve.Esta condição é caracterizada por dor, inflamação e formação de aderências, que podem causar uma série de sintomas, incluindo dor pélvica, menstruação dolorosa e infertilidade.

relação da endomatriose com a flora intestinal
infográfico explicando mecanismos de desenvolvimento da endomatriose – retirado do artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8198999/pdf/ijms-22-05644.pdf

*Para saber mais leia: Endometriose: tudo que você sempre quis saber

Flora Intestinal e ‘Crosstalk’ do Sistema Imunológico

A flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal, compreende trilhões de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, que residem em nossos intestinos. Esses microrganismos desempenham um papel crucial na manutenção de um sistema imunológico saudável.

Novos  estudos  indicam que a flora intestinal e o sistema imunológico interagem de maneira bidirecional, influenciando a função e a estabilidade um do outro.

*Sobre saúde intestinal: Como está a sua saúde digestiva?

endomatriose e intestino saudável
a relação entre Firmicutes e Bacteroides pode ser um indicador de disbiose (=desequilíbrio da flora) intestinal e está frequentemente alterado nas mulheres portadoras de endometriose

1. Regulação da Inflamação:

Conforme os avanços das pesquisa clínicas vem mostrando, a inflamação é a chave de muitos princípios de doenças, desde cardiovasculares a tumorais, e também da endometriose em todas as suas apresentações.  Em artigo publicado na Frontiers in Immunology em 2020 demonstrou-se  que o desequilíbrio da microbiota intestinal pode promover um ambiente inflamatório que contribui para o desenvolvimento  da endometriose (Wang, H., et al., 2020). Esta resposta imune desregulada pode criar as condições necessárias para a implantação e crescimento do tecido endometrial fora do útero e assim iniciar o processo da doença.

*Sobre modulação da inflamação: Vida em chamas

2. Modulação do Sistema Imunológico:

Agora sabemos então que os microorganismos intestinais desempenham papel crucial nas defesas de nosso corpo. Um artigo de revisão da Trends in Immunology ( 2019 ) destacou o impacto da microbiota intestinal na função das células imunes e seu papel potencial na endometriose (Machado, V.S., et al., 2019).

Assim, foi visto que a microbiota intestinal produz metabólitos e moléculas de sinalização que podem modular as respostas imunes, incluindo a ativação e regulação de células imunes específicas envolvidas na  gênese da endometriose, permitindo  que estas células se implantem sem oposição e se desenvolvam livremente fora se seu local devido (o interior da cavidade uterina).

Então,  a mulher que possui uma flora intestinal ‘saudável e equilibrada’, terá maior capacidade de responder de forma adequada aos ‘invasores’ através do sistema de defesa do organismo: sistema imune.

Inclusive nesses estudos existem hipóteses que cogitam que o uso inadequado de antibióticos, como também a falta do uso dos antibióticos corretos no momento correto, podem ser fatores de inadequação da flora e consequentemente de ineficiência das respostas do imunológico.

3. Equilíbrio Hormonal:

Como sabemos, os focos de endometriose necessitam de estímulo estrogênico (hormonal) para se desenvolverem e progredirem. A pesquisa publicada na Human Reproduction Update em 2021 explorou a relação entre a microbiota intestinal, o metabolismo do estrogênio e a endometriose (Králíčková, M., et al., 2021).

Foi verificado que  a composição da microbiota intestinal podem afetar o metabolismo do estrogênio, potencialmente influenciando os níveis hormonais e contribuindo para o desenvolvimento da endometriose, pois elementos desfavoráveis da flora intestinal podem contribuir para níveis mais elevados de estímulo estrogênico para os focos de endometriose, ajudando a doença a prosperar.

Promovendo uma Microbiota Intestinal Saudável para o Controle da Endometriose:

Mostrada essa  conexão entre o sistema imunológico, a flora intestinal e a endometriose, a manutenção de uma microbiota intestinal saudável pode oferecer benefícios potenciais para o controle da doença.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para estabelecer recomendações definitivas, aqui estão algumas estratégias que podem promover uma flora intestinal mais saudável:

1. Dieta balanceada:

Consumir uma variedade de frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras pode apoiar o crescimento de bactérias intestinais benéficas. Em publicação da Nutrients em 2019 enfatizou-se  a importância de uma dieta balanceada na promoção de uma microbiota intestinal diversificada e saudável (Ghosh, T.S., et al., 2019).

Sabemos que uma dieta ‘colorida’, rica em fibras, além da redução de alimentos industrializados, enlatados e a priorização de alimentos frescos e naturais ajuda a garantir a saúde de todo o ecossistema intestinal.

*O que pode irritar o intestino: FODMAP: alimentos que irritam

* Sobre o efeito dos alimentos na química cerebral: Como os alimentos afetam seu humor

*Frutose e Alimentos industrializados : Frutose, frutas e a nossa saúde

2. Probióticos e Prebióticos:

Pensando numa dieta “amiga da Flora”, vemos que os alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir e vegetais fermentados, bem como alimentos ricos em prebióticos, como banana, alho, cebola e grãos integrais, podem ajudar a promover um ambiente intestinal mais saudável. Uma revisão sistemática e meta-análise publicada no Journal of Clinical Medicine em 2020 concluiu que a suplementação de probióticos e prebióticos pode melhorar os sintomas e a qualidade de vida em mulheres com endometriose (Vitale, S.G., et al., 2020).

*Saiba mais sobre probióticos:  O benefício dos probióticos para nossa saúde

3. Minimize o estresse:

Já é quase sendo comum que o estresse, a ansiedade  e a depressão bem como a falta de sono de qualidade podem também dificultar o funcionamento do sistema imunológico.

No Journal of Gastrointestinal and Liver Diseases em 2021 a pesquisa destacou o impacto do estresse na composição da microbiota intestinal (Tkaczyszyn, M., et al., 2021).

Então, engajar-se em atividades que reduzem o estresse, como exercícios regulares, meditação e sono adequado, pode ajudar a manter um ambiente intestinal saudável.

*Leia mais sobre:  Insônia

*Evitar o esgotamento: Cadê minha energia? A exaustão e fadiga eternas da mulher.

*Aqui um artigo sobre: Fadiga crônica

Todas estas novas frentes de pesquisa a respeito da importância do equilíbrio intestinal para a performance do sistema imunológico e consequentemente seu impacto para a prevenção e o tratamento das doenças que sejam deflagradas e desenvolvidas a partir de falhas desta interação corpo-ambiente corroboram os conceitos sobre os quais embasamos nossa clínica: a busca de qualidade de vida através dos pilares da saúde : alimentação saudável  de qualidade, manejo do stress, com práticas mentais, sono reparador e atividades físicas buscando manter musculatura e estrutura corporal e peso adequado podem ser a chave até para a cura de doenças como a endometriose.

Embora sejam necessários mais estudos para estabelecer estratégias definitivas de  tratamento, a adoção de um estilo de vida saudável que promova uma microbiota intestinal equilibrada pode ter efeitos benéficos no controle dos sintomas da endometriose. Consulte seu médico para determinar o plano de gerenciamento mais adequado, adaptado às suas necessidades específicas.

Lembre-se, a pesquisa em andamento está continuamente expandindo nosso conhecimento, e seu médico fornecerá a você as orientações mais atualizadas e personalizadas sobre o gerenciamento da endometriose.

Mantenha-se informada, mantenha-se empoderada.

Referências:
– Wang, H., e outros. (2020). Disbiose da Microbiota Intestinal e Diminuição do Nível de Peptídeos Antimicrobianos nas Células de Paneth durante Pancreatite Necrosante Aguda Relacionada à Hipertrigliceridemia em Ratos. Frontiers in Immunology, 11, 550674.
– Machado, V.S., et al. (2019). Microbiota Intestinal e Doença Inflamatória Intestinal: Conceitos Atuais e Direções Futuras. Trends in Immunology, 40(6), 495-510.
– Králíčková, M., et al. (2021). Papel da microbiota e dos metabólitos do triptofano na patogênese da endometriose: uma revisão. Atualização em Reprodução Humana, 27(3), 467-487.
– Ghosh, T.S., et al. (2019). Microbiomas Intestinais de Crianças Indianas com Estado Nutricional Variado. Nutrientes, 11(3), 625.
– Vitale, S.G., et al. (2020). Suplementação de probióticos, prebióticos e simbióticos em mulheres com dor pélvica associada à endometriose: uma revisão sistemática e meta-análise. Journal of Clinical Medicine, 9(8), 2413.
– Tkaczyszyn, M., et al. (2021). Microbiota intestinal e distúrbios relacionados ao estresse. Journal of Gastrointestinal and Liver Diseases, 30(1), 120-127.