Vida em chamas. A sua rotina é pró inflamatória? Foto freepick

 

Você acha que sua vida as vezes está em chamas, sem controle sobre você? Isso pode ser real. Reduza o risco de inflamação da sua rotina. A inflamação é a resposta orgânica a agressões que o corpo sofre. Sua rotina pode estar agredindo seu corpo sem você perceber. Como uma rotina melhor pode reduzir a inflamação crônica e o risco de algumas doenças.

Nosso incrível corpo. O sistema imunológico é nossa defesa.

O corpo humano é fascinante. Um sistema vivo complexo que se sustenta no meio ambiente, e que ainda tem consciência de si mesmo. O mundo está cheio de ameaças físicas ou biológicas a integridade e existência. Facilmente nos ferimos, nos machucamos, ou podemos ser infectados por outros parasitas, bactéria, fungos, vírus… Depois da pele, o mundo é um lugar potencialmente perigoso. Já pensou nisso?

O nosso sistema de defesa e reparo a danos constantes, até mesmo do próprio envelhecimento celular é o sistema imunológico. E por ser o mecanismo de reparo, está envolvido em todo processo de doença e convalescença.

O sistema imunológico é o fim e as vezes o começo das doenças

O sistema imunológico também pode estar envolvido diretamente na gênese de certas doenças imunológicas, autoimunes, câncer e mesmo em processos de cura de certas infecções, sua intensa reação pode causar ainda mais lesões ao corpo humano.

Hoje em dia se acredita que a inflamação crônica latente pode estar implicada na origem de várias doenças, até mesmo nas cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca, lesões valvares.

Inflamação, significa em chamas em latim

Dói, incha e fica vermelho em chamas quando temos alguma inflamação.

A medicina avançou muito desde a primeira definição da inflamação por Aulus Cornelius Celsus – médico romano do século I – e hoje conhecemos muito sobre esse processo, desde vários de seus genes, suas moléculas ativas, seus receptores, suas células… mas ainda há muitas lacunas e muito o que aprender.

O que sabemos sobre a inflamação?

Sabemos que o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas, que a privação do sono, que a obesidade, que a vida sedentária são estimulantes da inflamação crônica latente e que podem culminar com doenças como o diabetes, o infarto, a depressão, o câncer…

Viver em chamas

O seu estilo de vida pode estar ativando seu sistema imunológico.

Os estudos sugerem que a chave que pode reduzir o impacto desta inflamação e seus potenciais danos é o Estilo de Vida. Pode ser que nos últimos 3 séculos, a industrialização, urbanização tenham promovido uma rápida mudança no estilo do homo sapiens viver e se relacionar com seu meio, e não tenha dado tempo à maravilhosa roda da vida e seleção natural evolutiva de acompanhar esses processos, de modo que podemos estar criando novas doenças ou mesmo reforçando doenças que não eram tão prevalentes.

 

O que você pode fazer?

Foto freepick

Mas calma, você pode atuar ativa e positivamente na sua história natural, e reverter muitos desses danos!

  • Respire fundo. Sim, pratique pausas no seu dia para se espreguiçar, levantar da cadeira, caso tenha um trabalho sedentário, respirar fundo, tomar um copo de água e ter 3 minutos de pausa relaxante para sua mente, pratique o mindfullness
  • Coma melhor, você vai reduzir a inflamação. O nosso intestino é colonizado por uma miríade de bactérias, e conforme a nossa dieta, essas bactérias produzem substâncias que podem atuar diminuindo a inflamação. Podem causar mesmo alterações de humor! O intestino é um dos órgãos produtores de serotonina, substância envolvida no bem-estar. Outra consequência de comer melhor é a manutenção do peso e evitar a obesidade. Qual a melhor dieta? Ahhh… quanta controvérsia há nessa questão, mas os estudos parecem todos apontar que dietas ricas em frutas, vegetais e sementes são benéficas para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer. Reduzir a quantidade de açúcares também parece estar comprovadamente entre as atitudes dietéticas benéficas contra a inflamação crônica.
frutas sortidas coloridas
Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais- foto by freepick

Vegetais verdes contem muitos antioxidantes o que pode proteger as células de lesões por radicais livres, cebolas contém muito polifenóis. Frutas coloridas como amoras tem muitas substâncias anti-inflamatórias. Sementes e em particular as nozes contêm além de proteínas e fibras muitos antioxidantes, ácido ômega 3 com propriedades anti-inflamatórias.

Peixes como o salmão e as sardinhas também são ricas fontes de ômega 3. Alguns pesquisadores apontam um potencial benefício em doenças como o Alzheimer do ômega 3, reduzindo o avanço dessa condição e também o risco de AVC.

jantar descontraído com amigos com álcool vinho
jantar descontraído com amigos
  • Faça exercícios sempre! Isso quer dizer com regularidade. Mas não vale ser 1 x por ano! A organização mundial da saúde fala em mínimo de 150 min por semana de exercícios. Exercícios ajudam a manter o peso, reduzem a produção de citocinas, substâncias pró-inflamatórias, reduzem o número de células inflamatórias, os macrófagos… Mas pratique o exercício de forma progressiva, pois em excesso seja por tempo ou intensidade, o exercício também pode causar inflamação e lesões.
mulher salta com expressão de felicidade contra um céu azul
Cuide de seu peso.
  • Controle seu peso. Nada fácil, né? Mas possível!
  • Durma bem! No escuro, no silencia e por um mínimo de horas que varia conforme sua idade, mas nunca menos de 7 horas por noite. Respeite o ciclo circadiano biológico. O sistema imunológico é ativado com a privação de sono e cria um ambiente inflamado no seu cérebro, o que pode predispor a demências, perda de memória, agressividade e depressão. Ao deitar relaxe os músculos, pense nisso, pois muitas vezes deitamos tensos, contraídos e nem nos damos conta… Se possível, separe alguns minutos para alongar antes de deitar.
  • Cuide de suas emoções. O estresse emocional ativa a inflamação. Tenha momentos para relaxar na sua rotina diária, pausas que não precisam ser grandes, desenvolva uma atividade prazerosa ao menos 1 vez na semana. Exercite sua criatividade. Faça brincadeiras com amigos, filhos, animais de estimação.
  • Evite álcool e cigarros

 

O desafio

Parecem pontos impossíveis para você implementar na sua rotina? Desafio a experimentar fazê-los sistematicamente por uma semana. Você verá que não será tão difícil como parece. Reflita sobre o que realmente deseja para sua vida. As vezes estamos literalmente nos matando por objetivos que nem são nossa prioridade. Construa tijolinho por tijolinho uma verdadeira ponte para seu futuro. Esse é um empenho diário, mas depois de torna um hábito. Se tiver dúvidas, converse com seu médico. Ele saberá te orientar de maneira individualizada.