Hoje acordei toda dolorida, fui tomar café andando bem devagarzinho para não maltratar mais ainda as articulações , os ligamentos, os músculos e todo o meu arcabouço ósseo que me mantém em pé.

Há muito tempo não ficava tão cansada. Caminhadinha  básica até a Pedra da Macela de final de semana. O mesmo percurso de ontem, foi feito há pouco mais de 20 anos  com preparo físico mais adequado. Ingenuidade ou pensamento mágico, ou ainda negação total da passagem do tempo me fez acreditar que seria tranquilo. Não foi. Fiquei cansadíssima, exausta, alquebrada, exaurida, moída, extenuada, esgotada, consumida, quebrantada, todos os nomes que consegui lembrar.

E depois de uma noite de sono acordei assim, cheia de dores. Mas com vontade de mais passeios, animada.

Muito diferente do período pós covid, semaninhas chatas, dormia, acordava, trabalhava um pouco, dormia e continuava cansada. Mas não precisa ser só COVID, pode ser outra virose, pode ser dengue, pode ser anemia, pode ser desânimo ligado a depressão ou outro transtorno.

Eu costumo explicar na primeira consulta que solicito alguns exames para checar se alguns sintomas como desânimo não tem alguma influência extra de outros fatores metabólicos. Nem sempre é só depressão ou ansiedade.  E mesmo ao longo do tratamento, uma oscilação inesperada de disposição, pode ter outra origem, não necessariamente psiquiátrica.

cansaço x fadiga

A fadiga é diferente de cansaço. O cansaço você descansa, dorme e acorda ….descansado!

Na fadiga não é bem assim, o estado se perpetua apesar das pausas e tentativas de recuperação física e mental. A fadiga interfere  nas tarefas diárias e pode cursar com dificuldades cognitivas leves de memória e concentração, uma certa demora nas respostas, aspectos físicos como dores inespecíficas, tonturas.

 

 

Causas comuns de fadiga

A fadiga pode ser  resultado de uma combinação de fatores que incluem estilo de vida  ( ficar acordado até tarde, consumo excessivo de álcool, hábitos alimentares inadequados, sedentarismo), trabalho ( duração dos turnos, exigências profissionais, jetlag de viagens, falta de férias…) além de  poder ser um sinal de alerta para várias doenças. Abaixo algumas causas frequentes.

  • Anemia

A Anemia afeta mais comumente  mulheres com fluxo menstrual intenso e grávidas, sendo a forma mais frequente devido a deficiência de ferro.  A anemia por deficiência de vitamina B12 ou folato pode também causam sensação de cansaço.

  • Diabetes

A glicose circulante não é adequadamente utilizada pelas células e  isto leva a falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades habituais. Além deste sintoma costumam surgir sede intensa, fome e vontade de urinar frequente.

  • Relacionados ao  sono

A apneia do sono caracteriza-se por pausas respiratórias durante o sono e pode provocar sonolência diurna além de indisposição por conta do sono pouco repousante. Outra condição  que pode atrapalhar  qualidade do sono é Síndrome das pernas inquietas, com uma sensação de inquietação desagradável e movimentos espontâneos das pernas. Uso inadequado de medicações sedativas ou hipnóticas e álcool também podem ao longo do tempo piorar a qualidade do sono e consequentemente levar a sonolência diurna.

  • Câncer

A fadiga pode ser causada pelo próprio câncer ou pelos efeitos colaterais dos tratamentos.

Nove em cada dez pessoas com câncer sentem  fadiga e isso afeta a todos de maneira diferente. Para algumas pessoas os efeitos serão muito leves, para outros pode ser muito intenso.   Até mesmo ler ou assistir televisão pode ser muito cansativo. 

A fadiga é muito comum após infecções virais, como COVID e normalmente resolve após 2 ou 3 semanas. No entanto, em algumas pessoas, pode durar semanas ou meses dependendo da gravidade dos desdobramentos da doença.

  • Relacionados a Tireoide

A relação entre a função da tireoide e a depressão é reconhecida há muito tempo. Tanto o excesso quanto a insuficiência de hormônios tireoidianos podem causar anormalidades do humor,

Pacientes com hipotireoidismo frequentemente demonstram características de depressão, disfunção cognitiva, apatia e lentificação psicomotora. Em formas graves de hipotireoidismo, os sintomas clínicos podem mimetizar a depressão melancólica e a quadros demenciais.

  • Relacionado a saúde mental (como depressão e ansiedade)

Os Transtornos de Ansiedade    podem causar uma mudança em seu comportamento e na maneira como você pensa e sente as coisas, resultando em sintomas como inquietação, sensação de pavor, sentindo-se constantemente “no limite” ,  dificuldade de concentração  e irritabilidade, além da fadiga. 

A depressão é uma doença complexa com muitas causas possíveis e interligadas, incluindo genética, condições médicas, eventos estressantes da vida . Tanto na fadiga quanto no transtorno depressivo,  encontramos falta de energia, baixa motivação e perda de interesse. É importante diferenciar e tratar adequadamente tanto a fadiga por outras causas quanto  os sintomas relacionados à depressão.

  • Doenças infecciosas como as provocada por  tuberculose entre outras

A Tuberculose é uma infecção causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. Os sintomas podem passar despercebidos por anos. Incialmente  tosse seca que pode evoluir para tosse com secreção e eventualmente com presença de sangue em casos mais avançados, fadiga, febre baixa, inapetência, perda de peso.

  • Efeitos colaterais de  medicamentos e alguns tratamentos como quimioterapia e radioterapia

Pacientes submetidos a radioterapia e quimioterapia frequentemente apresentam fadiga. Muitas medicações podem provocar certa fadiga, ate mesmo os antidepressivos! Por isso a necessidade de relatar tudo ao seu médico durante o tratamento para um melhor ajuste e bem estar.

 

Portanto….

Reconheça que a fadiga é real e cuide-se, peça ajuda se precisar. Como a fadiga é invisível, às vezes não é bem compreendida. Não é preguiça nem falta de vontade. 

Pode ser difícil para outras pessoas entenderem  o impacto da fadiga e como ela pode ser debilitante.

A fadiga está presente em uma miríade de situações clínicas, e se você tem , vale a pena investigar o quanto antes, afinal, o nosso tempo de vida merece ser vivido da melhor maneira possível, não é verdade?

 

PS.: a foto é a vista da Pedra da Macela de ontem, com a baía de Angra dos Reis e Ilha Grande ao fundo. Vale a pena ficar cansada.