ilustrar envolvimento do corpo e da alma

Será que as emoções podem determinar sua saúde?

As emoções podem influenciar a saúde, prevenindo doenças ou, as vezes, facilitando o seu surgimento.

Em 400 AC, os gregos acreditavam que a saúde física e emocional se devia ao equilíbrio entre os 4 humores: o sanguíneo, o fleumático, o da bile negra (melancólico) e o da bile amarela. Hipócrates, Galeno basearam suas práticas clínicas nestes conceitos. Corpo e emoção não podiam ser dissociados.

ilustrar envolvimento do corpo e da alma
Deve haver harmonia entre o corpo e a alma (Foto por Joe deSousa de StockSnap)

Será que o estresse pode te deixar doente?

Por que é comum nos resfriarmos quando estamos submetidos a grande estresse físico ou emocional?

Nossas emoções talvez possam afetar nossa susceptibilidade a certas doenças. Isso ainda é matéria de muito estudo. Sabemos que o estresse libera neuro-hormônios como o cortisol e catecolaminas, e que estes atuam sobre as células de defesa. Um pequeno estresse e por tempo limitado, pode até melhorar a performance do sistema imunológico. Mas quando o sistema de defesa é submetido de maneira prolongada a esses estímulos, o efeito pode ser prejudicial, podendo surgir infecções virais a partir desta fragilidade. Assim, quando estamos submetidos a um forte estresse emocional ou físico, sem boas horas de sono, por exemplo, por tempo suficientemente prolongado, podemos nos resfriar com maior facilidade.

ilustrar infecção viral
O estresse pode fragilizar nossa saúde (foto por Alexandr Litovchenko Pixabay)

Pode o otimismo ajudar na prevenção de doenças?

As emoções compartilham dentro do cérebro algumas vias, neurotransmissores e estruturas neurais que influenciam o sistema endócrino e imunológico, podendo haver uma influencia bidirecional. Esse tema ainda é bastante estudado, e há muito que se aprender.

Assim, vale lembrar que construirmos um ambiente estável emocionalmente também faz parte do processo de uma vida saudável. Precisamos estar de corpo e alma comprometidos com o bem estar, em harmonia.

Para saber mais, recomendo a leitura de:

  1. The Balance Within: The Science Connecting Health and Emotions de Esther M. Sternberg
  2. Streess hormones and immune function de Jeanette I Eebster Marketon, Ronald Glaser DOI: 10.1016/j.cellimm.2007.09.006