moça pensativa com cesto de salada com saúde lembrando conexão cérebro-intestino modulada pela microbiota

O Cérebro Intestinal

Você já sentiu um “frio na barriga” quando estava ansioso? Já esteve tão indignado que não conseguia engolir? Ou já tentou aplacar a ansiedade comendo um doce? Já viu uma criança “enfezada”, irritada e inquieta? E, ao pensar em uma comida deliciosa, já sentiu a saliva inundar a boca?

Sim, nosso corpo revela, no dia-a-dia, a conexão direta que existe entre o cérebro e o aparelho digestivo!

conexão cérebro intestino
A conexão entre o cérebro e o intestino, modulada pela microbiota, é uma via de comunicação de duas mãos. Os cientistas sabem hoje que os intestinos exercem papel não somente na digestão e imunidade, mas também no humor e no comportamento.

 

Na via oposta, se o intestino não está bem, se está inflamado e dolorido, o sistema digestivo também envia sinais ao cérebro. Em consequência, a pessoa pode sentir ansiedade e insegurança. Daí percebemos que a comunicação entre o cérebro e o aparelho digestivo é uma via de duas mãos.

O sistema nervoso entérico é chamado também de “cérebro intestinal”, ou “segundo cérebro”. Os números surpreendem: são mais de 100 milhões de células nervosas ao longo de todo o trato digestivo, do esôfago ao reto, mais do que temos em toda a espinha vertebral. Metade da dopamina e 90% da serotonina do nosso organismo estão no sistema digestivo. Mas, o interessante é que dopamina e serotonina são neurotransmissores conhecidos pela função cerebral de modular o humor, o bem-estar e a motivação!

Síndrome do Intestino Irritável: um Distúrbio do Cérebro Intestinal?

Até poucos anos atrás, acreditava-se que pessoas com síndrome do intestino irritável e com outras doenças funcionais digestivas, poderiam ter sintomas como diarreia, constipação, dores abdominais, queimação no estômago provocadas por ansiedade e depressão. Atualmente, contudo, os pesquisadores consideram também o oposto: o intestino envia sinais ao sistema nervoso central, que então aciona alterações do humor.

Os estudos científicos têm demonstrado, adicionalmente, a importância da microbiota no equilíbrio desse eixo cerebral. A microbiota é o conjunto de bactérias e outros microrganismos que colonizam a superfície intestinal. E ela regula não somente a imunidade e o metabolismo, como também a comunicação do eixo cérebro-intestino.

Comportamento Visceral: a Metáfora

A pesquisas vêm surpreendendo ao revelar a importância do “segundo cérebro”. É uma revolução na compreensão sobre digestão, humor e saúde. O termo ´visceral´era uma metáfora daquilo que estava arraigado à essência, ao íntimo de um indivíduo. Mas, à luz desse conceito atual, assumimos o sentido de modo literal: nossas entranhas podem modular nossos sentimentos, pensamentos e até mesmo guiar tomadas de decisões!

No livro “O Discreto Charme do Intestino” , a Dra Giulia Anders narra com linguagem leve a riqueza (pouco reconhecida) deste órgão. E no video abaixo, a autora comenta alguns desses aspectos.

O novo entendimento sobre o cérebro intestinal explica porque os antidepressivos e terapias corpo-mente são benéficos no tratamento da síndrome do intestino irritável. O alvo é o reequilíbrio do sistema nervoso intestinal. Os pesquisadores acreditam que, além das emoções, algumas doenças psiquiátricas, funções cognitivas (como raciocínio e memória) e a doença de Parkinson também sejam profundamente influenciadas pelo sistema nervoso intestinal.

Diversos estudos sugerem que uma dieta rica em frutas, vegetais, peixe e grãos integrais está associada a menor risco de depressão, por exemplo. Acredita-se que esses alimentos provoquem redução da inflamação e do estresse oxidativo, o que contribui para melhorar a função cerebral. Ainda temos muito a explorar e descobrir nesse campo de conhecimento. A certeza que temos, contudo, é que para sermos saudáveis, precisamos cuidar com carinho da nossa alimentação!

Você é aquilo que come
Imagem: Nathan Dumlao (Unsplash)

Mens sana in corpore sano. (Juvenal, poeta romano)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Morais et al. The gut microbiota-brain axis in behaviour and brain disorders. Nat Rev Microbiol  2021 Apr;19(4):241-255.  doi: 10.1038/s41579-020-00460-0.

Yarandi et al. Modulatory Effects of Gut Microbiota on the Central Nervous System: How Gut Could Play a Role in Neuropsychiatric Health and Diseases. J Neurogastroenterol Motil. 2016 Apr 30;22(2):201-12. doi: 10.5056/jnm15146.

https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/the-brain-gut-connection

Video: Stanford Hospital’s Pankaj Pasricha discusses the Enteric Nervous System, or brain in your gut

Escrito por

Marta Deguti

Médica hepatologista, nipo-paulistana de nascimento e de coração, casada, mãe de dois filhos, de um cãozinho e de uma gatinha.