liustrar o que é memória

Quer preservar sua capacidade de memória? Siga algumas dicas!

Acho espantoso viver, acumular memórias, afetos.

Caio Fernando Abreu

É algo misterioso e maravilhoso como armazenamos e recuperamos lembranças, momentos vividos, emoções, fatos, informações. Quem não gosta de rever velhas fotografias? Lembrar de alguém? Sabemos bem o valor das memórias. Por isso é tão importante preservá-las com carinho.

ilustrar importancia das memórias
Cuide para que sua memória não se apague (foto por Gemma Evans no Unsplash )

Como ter memória de elefante?

ilustrar a memória de um elefante
Os elefantes nunca esquecem, diz a lenda

Algumas atitudes simples vão ajudar você a cuidar de seu tesouro. Atenção para seu estilo de vida:

  • Sabe-se que pessoas que não tem um sono restaurador podem ter sua memória prejudicada. Embora existam doenças que alterem o sono, muitas vezes somos nós mesmos os perturbadores desse descanso. Devemos procurar estabelecer um horário para dormir, fazer do ambiente do quarto um lugar tranquilo, quieto e escuro, evitar celulares e televisão no momento de dormir. As medicações indutoras do sono também podem interferir com a memória. Deixe os problemas do dia a dia para o dia seguinte. Bons sonhos.
  • A ansiedade e outros distúrbios psíquicos também podem reduzir sua atenção e comprometer sua memória. Se você se sente muito pressionado pelos compromissos do seu dia a dia, arrume mais um espaço na sua agenda: um intervalo para relaxar.
  • O consumo de álcool maior que o moderado pode comprometer sua memória. A deficiência crônica de vitamina B1 ,que muitas vezes acompanha o alcoolismo, pode levar a séria amnésia com sequelas.
  • O hábito de fumar em alguns estudos também mostrou prejudicar a longo prazo a memória. Talvez esse possa ser mais um incentivo para se buscar parar de fumar.
  • Alimente-se de forma saudável: sabe-se que a aterosclerose de artérias cerebrais pode causar pequenos infartos cerebrais, prejudicando a memória. Um bom estado nutricional é fundamental. Várias vitaminas e outros componentes são importantes para o bom funcionamento neural.
  • Exercite seu cérebro e mantenha-se aprendendo sempre. Vale leitura, jogos, conversas, qualquer atividade!
  • Mantenha-se ativo fisicamente: sim, isso ajuda a preservar sua memória!

 

As memórias não são apenas sobre o passado, elas determinam o nosso futuro.

(The Giver)

As perdas de memória fazem parte do envelhecimento normal, quando o cérebro tem mais dificuldade para registrar um novo aprendizado. No entanto, também podem fazer parte de uma constelação de doenças como depressão e demências. Devemos estar alertas e procurar um médico caso essa dúvida se apresente. Pois muitas condições adversas podem ser tratadas ou amenizadas se identificadas logo no início.

Finalizando, para entender um pouco melhor como os problemas de memória surgem no envelhecimento, sugiro o vídeo da Dra. Ana Cláudia Arantes: