diverticulose, divertículos do cólon, complicações, alimentação rica em fibras, sementes

Sim! Quem tem doença diverticular pode comer sementes, certamente. E vamos explicar o porquê.

O que é a doença diverticular?

Doença diverticular ou diverticulose são estruturas como pequenas bolsas que se formam na parede muscular do intestino grosso. E em um terço a metade das pessoas que fazem uma colonoscopia por rotina, como é recomendado para a detecção e prevenção do câncer de intestino, acabam sendo detectadas com divertículos no intestino grosso. O mais comum é que eles se concentrem no cólon esquerdo, e que não causem sintomas nem riscos. É uma condição benigna e que tende se tornar cada vez mais comum conforme a idade avança.

diverticulose, divertículos do cólon, complicações, alimentação rica em fibras, sementes

A diverticulose pode causar problemas?

A imensa maioria das pessoas vai viver a vida toda sem jamais sofrer de complicações de diverticulose. E é uma pequena minoria que sofre complicações, que são basicamente de dois tipos:

  • Sangramento (doença diverticular hemorrágica): quando acontece, pode ser intenso, mas também costuma cessar por si depois. Provavelmente é por causa de algum vaso que tenha se rompido dentro do divertículo.
  • Diverticulite aguda: é uma infecção por bactéria. Manifesta-se com dor abdominal e às vezes com febre e mal estar. Pode ser tratada só com antibióticos em casa, se for diagnosticada logo. Entretanto, se o processo progredir, pode complicar com perfuração e pus na cavidade abdominal.

Por isso, havendo febre, dor intensa localizada geralmente embaixo à esquerda do abdômen ou sangramento intestinal, deve-se sempre procurar atendimento médico.

Como surgem os divertículos?

Já sabemos que os divertículos estão correlacionados a dietas pobre em fibras,obesidade, constipação (intestino preso), excesso de carnes vermelhas e industrializados. Mas, além desses, há pesquisadores que também valorizam diversos outros fatores, tais como caraterísticas genéticas, falta de estrógeno, tabagismo e sedentarismo na formação dos divertículos e também como fator de complicações.

Como prevenir a diverticulose e a diverticulite?

Voltamos sempre para a mesma resposta: mudança de estilo de vida (MEV)! Não por coincidência, os pilares são sempre os mesmos.

  • Dieta rica em fibras

Isto é, rica em folhas verdes, vegetais, frutas, grãos integrais, feijões (leguminosas) e, claro, as sementes! Pode-se também suplementar com fibras artificiais.

Cultivar uma rotina de exercícios físicos, manter o peso adequado.

Por que dizem que as sementes são proibidas para quem tem divertículo no intestino?

A restrição às sementes, e também grãos, nozes e pipoca era o conselho dado para se prevenir diverticulites. Isso porque, no passado, quando não se dispunha de colonoscopias de rotina e os exames de imagem eram realizados apenas nos doentes hospitalizados, pensava-se que a diverticulite aguda era causada por uma semente ou algum alimento desse tipo houvesse entrado no divertículo causando obstrução e inflamação. Contudo, essa ideia não se comprovou com o tempo.

Ao contrário, hoje sabe-se que uma dieta rica em fibras é na verdade o melhor remédio contra a diverticulite, e sementes e nozes se encaixam nessa recomendação.

diverticulose, divertículos do cólon, complicações, alimentação rica em fibras, sementes

Fontes Bibliográficas

Suthar, Darshan DO; Sciarra, Michael DO; Yalamanchi, Vinay DO; Pinkhasov, Mark DO; Baghal, Basel DO. A Prospective Look at the Incidence of Diverticulitis and the Consumption of Nuts, Popcorn, and Seeds: 2749. American Journal of Gastroenterology 113():p S1527-S1528, October 2018. 

https://sbcp.org.br/revista/nbr213/P158_166.htm

Veja também

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/when-your-colonoscopy-reveals-that-you-have-diverticulosis-hemorrhoids-or-bothhttps://my.clevelandclinic.org/health/diseases/10352-diverticulitis

Escrito por

Marta Deguti

Médica hepatologista, nipo-paulistana de nascimento e de coração, casada, mãe de dois filhos, de um cãozinho e de uma gatinha.