O amor e o perdão podem fazer bem a sua saúde? Sim!! Historicamente, desde tempos antigos, a prática médica vem observando que o amor e o perdão podem produzir maior sensação de bem-estar e de fato melhorar sua saúde. Grande Amor, grande perdão e sim, grande bem-estar!

O que é o perdão?

O perdão é um ato voluntário, uma decisão consciente de abandonar sentimentos negativos de raiva e mágoa em relação a outra pessoa que nos tenha causado uma dor, e substituir esses sentimentos por compaixão e amor, compreensão. Exige empatia, inteligência emocional e esforço, pois como sabemos, nem sempre é fácil, principalmente quando se trata de perdoar quem amamos.

Vida

Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.

Ultimamente muitos trabalhos têm demonstrado uma associação positiva entre o perdão e a saúde, com menor número de casos de depressão, infarto, abuso de drogas, álcool, hipertensão, diabetes, AVC, câncer. Pode melhorar a qualidade do sono. Aparentemente, aqueles indivíduos propensos a perdoar, constroem ao longo da vida melhores relacionamentos, vínculos mais sólidos, uma vida com maior qualidade social, emocional e isso reflete também na saúde física. O perdão talvez possa fazer muito por sua saúde!

Como o perdão pode melhorar a saúde?

A neurociência propõe que o perdão depende de 3 fatores: controle cognitivo, tomada de perspectiva e valorização social. Neuro quimicamente, o perdão assim como outros sentimentos, ativam o córtex pré-frontal e o sistema límbico de maneira positiva, fortalecendo sistemas sinápticos que podem estar envolvidos também na redução do estresse e na sensação de bem-estar.

No entanto, estudos mais científicos são ainda necessários tanto para entender melhor a fisiologia destes sentimentos e como ela pode interferir na saúde física como para confirmar essas associações que podem ser obras do acaso.

Como o perdão pode melhorar sua vida?

O perdão te conedta a sua vida social de volta
O perdão pode ser a ponte que te conecta de volta a sua vida social

Já imaginou como pode ser difícil a vida social de quem sofreu uma mágoa de alguém próximo e não conseguiu perdoar? Frequentar mesmos ambientes, se relacionar com amigos ou familiares em comum… Os outros as vezes podem se sentir obrigados a tomar um partido, ficar do lado de um ou de outro, criando fissuras na estrutura social. A vida sem perdão encolhe, se torna limitada. O perdão é a atitude transformadora que pode libertar e reequilibrar as amizades, harmonizar os ambientes, proporcionar momentos bons novamente. A pessoa que perdoa colhe um ganho e um incremento na sua qualidade de vida. O perdão é uma ponte.

Pão nosso de cada dia, e perdoai nossas ofensas

Nós do Panacea acreditamos que independente dos processos biológicos do perdão, esse é um sentimento que devemos praticar no dia a dia. Não se trata de ignorar a dor ou a mágoa, mas a vida é complexa e cheia de conflitos. Temos que lidar com esses conflitos. A raiva é importante, mas há um momento que devemos abandonar esse sentimento. Devemos reconhecer que para uma vida saudável, uma vida social estruturada e com fortes vínculos é fundamental. Pessoas com boas amizades tendem a maior longevidade. Há maior apoio e estímulo para se assumir estilo de vida mais saudável.

Podemos aprender a perdoar?

É difícil, mas ao assumirmos o protagonismo do ato de perdoar, isso também pode nos dar alguma satisfação. Conflitos e mágoas podem paralisar sua vida social. Perdoar é um exercício emocional que pode dar uma estrutura positiva a sua vida social.

Veja o vídeo abaixo, talvez você possa ter alguma dica.

Cada nova manhã, um recomeço: melhore sua vida

O perdão pode melhorar sua saúde, reduzir estresse e outras doenças e melhorar a sua vida social, contribuindo para um estilo mais saudável. O Panacea sugere aproveitar que o novo ano começa com 365 dias em branco à frente para desenvolvermos nossos laços afetivos, nossos relacionamentos amorosos, perdoarmos e sermos perdoados, e talvez, nos perdoarmos a nós mesmos também, para termos o coração leve  e estarmos prontos para sentirmos felicidade, bem-estar, e assim melhorar nossa saúde. Melhore sua saúde, sua vida perdoando.

para saber mais:

1-Long et al. BMC Psychology (2020) 8:104
https://doi.org/10.1186/s40359-020-00470-w

2-OBM Geriat. 2021 ; 4(2): . doi:10.21926/obm.geriatr.2002118.