caminhos

Passado o aperto e correria das festas de final de ano, lá vamos nós para 2024.

Resoluções de ano novo sobre coisas importantes e outras nem tanto, mas tempo de mudança.

Você sentiu que suas metas não foram alcançadas, não cumpriu suas promessas? Por que as vezes parece tão difícil manter todo o entusiasmo para cumprir os seus objetivos? Ok, tudo de novo? Ou tudo novo? Como será?

Por que as pessoas escolhem o Ano Novo?

Alguns momentos da nossa vida parecem mais propícios para mudar.

No final do ano em geral, as pessoas param para fazer um balanço de tudo o que aconteceu, metas alcançadas ou não, vislumbram novos desafios.

Um ciclo se fecha, um novo capítulo de vida se inicia. Embora esta escolha de momento seja bastante comum, ainda temos outras datas comemorativas como aniversários, mudanças de estação, o que importa de fato, é a relação daquele período com você.

Algumas pessoas decidem que neste dia que vão parar de fumar, outras começar a fazer atividade física, ainda começar uma vida mais saudável ou cuidar mais de si mesmo. Bonito no papel, ou melhor, na mídia social, mas na prática…

Escolher uma data sempre pode ser revigorante, mas como manter o entusiasmo e perseverança?

 Definindo seus objetivos

Uma das atitudes mais comuns é deixar os alvos muito pouco claros ou muito idealizados.

“Ah, vou melhorar minha alimentação e meu estilo de vida”, por exemplo.

Difícil saber por onde começar e pouco mensurável. O que seria exatamente? Aumentar atividade física?  Andar 10 minutos 1 vez por semana já é aumentar. Melhorar alimentação? Quanto, o que? Como? Quem vai cozinhar, será que vou jogar todos os alimentos superprocessados no lixo e começar do zero a minha despensa?  Compro um livro ou assisto um canal de receitas?

“Ah, ainda posso usar aquele aplicativo que todo mundo está usando e falando bem! Ou seguir dicas daqueles influencers! Gosto muito deles!”

Não há problema em obter dicas e informações externas, mas ouvir que força de vontade é tudo, pense positivo, tenha confiança, faça assim ou assado, visualize seu sucesso, você precisa melhorar sua autoestima, talvez seja pouco efetivo.

Como você vai buscar as soluções para um problema não definido adequadamente?

E os detalhes! Sim, os detalhes são importantes. São eles que diferenciam a sua vida e seus obstáculos da vida daquele ator, influencer, ou do vizinho que propagam soluções excelentes, porém para eles.  Como bem dizia uma amiga da faculdade…. “cada um é cada um.”

Oriente a sua busca por mudanças e soluções a partir do problema e não a partir da oferta de fórmulas mágicas. Procure com muita calma e se precisar, peça ajuda especializada!

Identificação de estratégias personalizadas é fundamental

 Motivação, procrastinação, os velhos e bons obstáculos de sempre

E a preguiça?

O ser humano tem uma tendência a se acostumar com o caminho mais fácil. Se eu abrir a geladeira e o que eu encontrar for mousse de chocolate e eu estiver como fome, dificilmente vou higienizar, cortar e montar uma salada colorida. Mas você pode usar a preguiça a seu favor.

Deixe a mão, aquilo que você julga mais adequado para você comer em momentos de fome e mousse de chocolate só na doceira, aonde você precisa ir caminhando ou de carro, além de ter que trocar de roupa, colocar sapatos….

É obvio que isso é só um exemplo. Mas encontrar modos criativos de facilitar os hábitos, criar um caminho mais leve e descomplicado para o que você quer instituir e dificultar o que você quer banir, pode ajudar em conjunto com outras medidas para lidar com suas dificuldades.

Reduzir etapas entra neste quesito de facilitação. Pense em uma notícia que você lê. Se a manchete chamar atenção e você abrir o artigo e conseguir ler, ótimo. Se você clicar e aparecer uma mensagem para se cadastrar, talvez você leia, talvez você desista. Quanto mais etapas, por mais simples ou aparentemente inofensivas que elas sejam, maior a chance de você desistir.

Associações e motivação

Se alguma coisa lhe parece muito entediante, talvez associar algo que você goste muito a esta atividade seja interessante. Ou pequenos mimos.

Assistir aquela série que você gosta, ou o podcast preferido só enquanto estiver caminhando na esteira por exemplo. Uma associação imediata. Ou alternativamente adquirir um novo celular apenas quando estiver conseguindo guardar x reais por mês. Lógico que imprevistos acontecem e você pode ter que trocar o seu celular antes, mas talvez já tenha começado um processo de poupança e então é colocar a criatividade para funcionar e criar mais objetivos prazerosos.

Compromisso com alguém

Perceber que não se está sozinho, dividir com alguém para auxiliar seja como companhia, testemunha ou como exemplo, pode ser bem interessante.

Em linhas gerais:  mulher feliz com braços abertos em dia de sol

Defina as mudanças de modo mais detalhadamente possível

Procure soluções personalizadas para seus desafios

Lembrar que pequenos artifícios podem ser necessários e por quanto tempo você resolver manter aquela atitude. Facilite, associe, mantenha lembretes

Companhia pode ser muito útil sempre, como suporte, como exemplo, como lembrete, como exemplo de limites ou superação.

E mesmo que não consiga 100% do tempo, lembre-se que se hoje não conseguiu, amanhã é um novo recomeço. Nada de jogar tudo para o alto por conta de uma escorregada.

De novo, aqui são apenas exemplos, o que importa é o seu caminho .

Feliz 2024!