icterícia: olho amarelo sinal de hepatite viral, hepatite B ou C vamos testar, tratar, combater

Nesse mês de julho, Panacea relembra a Campanha Mundial de Combate às Hepatites. A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu a meta de erradicar as hepatites virais até 2030. No Brasil, o “Julho Amarelo”é lei desde 2019 (13.802/2019).

O Combate às Hepatites Virais B e C: traiçoeiras!

Existem diversos tipos de hepatites, mas nesse mês, falamos em particular das hepatites B e C. Isso porque estas são infecções traiçoeiras, que podem devastar o fígado silenciosamente.

Estima-se que todos os anos, mais de 1.000.000 de pessoas ainda morrem por causa das hepatites B e C, e, infelizmente, ainda muitas pessoas seguem se infectando todos os dias.

campanha opas e oms contra hepatites virais 2023
Campanha da Organização Panamericana de Saúde lembra que o diagnóstico e tratamento das hepatites virais salva vidas!

 

Hepatites crônicas que podem levar à cirrose

No momento da infecção, a pessoa pode sentir náuseas, cansaço, febre, notar os olhos amarelados e a urina escurecida. Às vezes, a infecção se torna crônica, isto é, ela se perpetua no organismo, mas passa totalmente desapercebida. Assim, a doença vai evoluindo lentamente, por décadas. E conforme a infecção pelo vírus provoca inflamação, o fígado vai se cicatrizando e perdendo função. Assim, as células saudáveis deste órgão nobre vão sendo substituídas por fibrose. E a fibrose avança formando nódulos, e em estágio avançado, a arquitetura do fígado destruída caracteriza a cirrose.

O fígado é responsável por centenas de funções essenciais à vida. Uma vez já estabelecida a cirrose, a doença pode progredir para a forma descompensada. Isto é, surgem os sintomas que podem ser inchaço, hemorragia, alteração da consciência, entre muitas outras manifestações possíveis. Além do elevado risco de desenvolver um câncer de fígado.

Um fígado, uma vida. Campanha de Combate às Hepatite virais B e C.
“Um fígado, uma vida.” Campanha da OMS de Combate às Hepatite Virais B e C.

Medidas de Combate às Hepatites Virais B e C

  • Fazer os testes para saber se você é portador do vírus B ou C
  • Vacinar para hepatite B: faz parte do calendário de vacinação nacional obrigatória do recém-nascido, adolescente e adulto
  • Receber tratamento adequado: o Programa Nacional para Prevenção e o Controle das Hepatites Virais (PNHV), do Ministério da Saúde assegura a todos o tratamento (#vivaosus)
    • hepatite B tem tratamento
    • hepatite C tem cura
  • Não vamos deixar ninguém para trás
    • não discrimine o portador
    • ajude a disseminar a informação
    • busque ajuda se estiver infectado!

faça o teste para hepatite B e C - combate às hepatites virais sociedade brasileira de hepatologia ibrafig tudo sobre figado oms dia mundial da hepatite

 

Para saber mais sobre o combate às Hepatites Virais B e C

  1. Panacea nosso texto em publicação anterior
  2. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hepatites-virais
  3. https://apps.who.int/iris/handle/10665/206453
  4. https://tudosobrefigado.com.br/doencas-mais-comuns/hepatites-virais/

Escrito por

Marta Deguti

Médica hepatologista, nipo-paulistana de nascimento e de coração, casada, mãe de dois filhos, de um cãozinho e de uma gatinha.