hepatite aguda grave misteriosa em crianças saudáveis

“Só havia três coisas sagradas na vida: a infância, o amor e a doença. Tudo se podia atraiçoar no mundo, menos uma criança, o ser que nos ama e um enfermo. Em todos esses casos a pessoa está indefesa.” Miguel Torga (1907-1995)

Uma Hepatite Desconhecida

No início de abril de 2022, a Organização Mundial de Saúde notificou que, no Reino Unido, crianças pequenas estavam sendo acometidas por uma hepatite aguda grave de causa desconhecida. Eram crianças saudáveis, com idades abaixo de 10 anos, a maioria entre 2 e 8 anos. A intensidade da inflamação era tanta que algumas crianças precisaram receber um transplante de fígado para sobreviver. Infelizmente, foram registrados também casos fatais.

Hepatite significa inflamação do fígado. Muitos são os agentes conhecidos que podem provocar um quadro de hepatite: diversos vírus, drogas e substâncias tóxicas, entre outros. Mas ainda não se identificou o agente causal desse atual surto.

Desde o alerta inicial, os relatos vêm se multiplicando pela Europa, Estados Unidos, Israel e Japão. A Organização Mundial da Saúde reporta pelo menos 348 casos suspeitos, sendo 70 sob investigação. 

hepatite aguda grave infantil desconhecida
Uma nova hepatite aguda grave infantil de causa desconhecida foi inicialmente reportada no Reino Unido. Outros países da Europa, EUA, Israel e Japão também  registraram casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, nenhum caso foi confirmado até o momento. Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram a situação. O Ministério da Saúde já recebeu 44 notificações de casos suspeitos provindos dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina e Pernambuco. Desses, a maior parte foi descartada e 16 ainda estão sendo avaliados.

Quais são os sintomas da hepatite misteriosa?

  • icterícia: a parte branca dos olhos adquire uma coloração amarela, que pode se estender por todo o corpo
  • urina escura 
  • diarreia
  • vômitos
  • dor abdominal
icterícia por hepatite aguda
Icterícia por hepatite aguda: cor amarela na esclerótica, a região branca do olho.

Qual é a provável causa da hepatite?

Primeiramente, descartaram-se os agentes já conhecidos por provocar hepatite aguda com sintomas digestivos. São eles: vírus da hepatite A, B, C, Delta e E.

 As vacinas contra a covid-19 não são a causa da hepatite misteriosa

Também sabemos que as vacinas contra covid-19 não são a causa dessa hepatite. Isso porque a Agência Nacional de Saúde o Reino Unido (UKHSA) constatou cuidadosamente: nenhuma das crianças adoecidas havia recebido a vacina. Os relatos posteriores nos demais países também confirmam essa percepção, pois grande parte das crianças estava abaixo da idade elegível para reeber a vacina contra a covid-19.

Adenovírus 41F

O que surpreendeu os pesquisadores é que o Adenovírus do subtipo 41F foi identificado em mais de 70% das crianças. É um vírus que costuma causar  um resfriado comum, com sintomas leves. O Adenovírus 41F poderia causar hepatite, excepcionalmente, em imunossuprimidos. Mas essas que adoeceram eram crianças saudáveis até adquirirem a hepatite misteriosa grave!

Covid-19

O vírus SARS-CoV-2 é também um agente suspeito, já que 11 a 18% das crianças adoecidas testaram positivo no momento do início da doença, ou haviam sido infectadas nas últimas semanas ou meses. 

O SARS-CoV-2 atuaria de maneira indireta, por persistir no sistema digestivo, sendo capaz de desequilibrar o sistema imunológico. Então, nessa criança com a imunidade alterada pelo contato com o SARS-CoV-2, uma simples infecção comum desencadearia uma resposta desproporcional, tão intensa que passaria a agredir o próprio fígado. 

Alterações da imunidade infantil pelo isolamento social

Alguns pesquisadores acreditam que a causa seja a falta de estímulo imunológico. As crianças pequenas não tiveram a oportunidade de se expor às doenças comuns da infância nos últimos dois anos, devido ao isolamento na pandemia de covid-19. Para agravar a falta de estímulo imunológico, elas estão sendo cada menos vacinadas. Essa seria também uma explicação para a maior susceptibilidade dessas crianças. 

Outras possíveis causas 

Outros agentes, como paracetamol, toxinas ambientais ou alimentares estão sendo consideradas como potenciais causas.

Quando procurar o médico?

Deve-se procurar atendimento médico se a criança apresentar olhos e pele de coloração amarelados, urina escura, diarreia, vômitos e dor abdominal. Não espere ter febre, os casos relatados não têm apresentado elevação de temperatura significativa.

Não dê aspirina. Evite ibuprofeno e paracetamol. Evite os antiinflamatórios em geral.

Não ofereça chás terapêuticos, nem fórmulas herbais.

Referências

  1. Samarasekera U. Mystery outbreak of severe acute hepatitis in children. Lancet Gastroenterol Hepatol. 2022 Apr 29:S2468-1253(22)00159-5. doi: 10.1016/S2468-1253(22)00159-5. Epub ahead of print. PMID: 35500588.
  2. https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/acute-hepatitis-of-unknown-aetiology—the-united-kingdom-of-great-britain-and-northern-ireland
  3. Mücke MM, Zeuzem S. The recent outbreak of acute severe hepatitis in children of unknown origin – what is known so far,
    Journal of Hepatology, 2022, ISSN 0168-8278, https://doi.org/10.1016/j.jhep.2022.05.001.
    (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168827822002719)

Leia mais em:

https://veja.abril.com.br/saude/brasil-monitora-28-casos-suspeitos-de-hepatite-misteriosa-em-criancas/

https://butantan.gov.br/noticias/baixa-cobertura-vacinal-e-imunidade-%E2%80%9Cfraca%E2%80%9D-deixam-criancas-mais-vulneraveis-a-doencas

 https://butantan.gov.br/noticias/cientistas-apontam-4-hipoteses-para-a-causa-da-hepatite-aguda-grave–veja-quais-sao

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/05/ministerio-da-saude-monta-sala-de-situacao-para-descobrir-causa-de-hepatite-misteriosa.shtml?origin=folha

Escrito por

Marta Deguti

Médica hepatologista, nipo-paulistana de nascimento e de coração, casada, mãe de dois filhos, de um cãozinho e de uma gatinha.