Andar na floresta clareia nossa mente e nos ajuda a pensar.

Aristóteles

Passear entre as árvores, nos traz paz, tranquilidade e conforto. Principalmente para nós que vivemos em grandes cidade e na maior parte do tempo do “lado de dentro”, de nossas casas, consultórios, escritórios, fábricas, hospitais. Sem falar o quanto vivemos de frente a uma tela, nossos computadores, celulares, aparelhos de televisão!

É preciso tempo ao ar livre e em contato com a Natureza.Um passeio entre as árvores, na floresta.

Há muito sabemos do bem estar que a natureza nos proporciona.As floresta produzem oxigênio, limpam o ar e purificam a água, evitam enchentes, e evitam a erosão da montanha.

Os benefícios de estar com a Natureza não se restringe ao conforto de estar longe das cidades, e seu efeito relaxante. Há ainda um importante efeito terapêutico para nossa saúde.

E é isso que os japoneses chamam de Shinrin-Yoko, ou seja “Banho de Floresta”.

O que é “banho de floresta”ou Shinrin-Yoko?

Shinrin-Yoko é a prática de passar um tempo na floresta e de absorver sua atmosfera, interagindo com a mesma através de todos os nossos sentidos com o objetivo de obter um bem-estar ou um benefício direto para a saúde do nosso corpo.

O termo shinrin-yoku foi cunhado em 1982, pelo diretor geral da Agência de Agricultura, Florestas e Pesca do Japão.A ideia inicial era apenas uma campanha para proteger florestas e reduzir o estresse das pessoas.

Quais os benefícios do Banho de Floresta?

Conectar-se com a Natureza e estimular todos os nossos sentidos ouvir os sons dos pássaros, das folhas, do vento, sentir as fragrâncias das árvores, pisar em folhas secas, respirar ar puro e fresco.Os cientistas observaram que esta prática vai além dos benefícios para a mente, tais como conforto, relaxamento, fazer-nos pensar de forma clara além de restaurar o humor, a energia e a vitalidade.

Outros benefícios do banho de floresta:

  • reduzir a pressão arterial
  • aumentar a saúde cardiovascular
  • melhora saúde metabólica, baixando a glicemia,
  • melhorar a dor
  • melhorar o sistema imune por aumento das células NK (tipos especiais de células da linhagem branca do sangue) que ajudam a combater agentes infecciosos como bactérias, vírus e fungos.
  • aumento produção de proteínas anticâncer
  • perda de peso
  • melhora das alergias respiratórias

Como se explicam os benefícios?

As arvores exalam fitoncidas que as protegem de bactéprotegemrias, insetos e fungos.

As coníferas, como os pinheiros, são as maiores produtoras de fitoncidas. As fitoncidas são terpenos, outros tipos de terpenos que merecem destaque são D limoneno, alfapireno, beta pireno e canfeno. A exposição a fitoncinas leva a um aumento de NK células que agem em nosso corpo contra agentes infecciosos e aumento da presença de perfornina, granzima e granuliniza que são substâncias potencialmenteanticancerígenas.

As fitoncinas ainda agem com redução dos hormônios do estresse, cortisol e adrenalina, permitem uma melhora da qualidade do sono e ainda, dessa forma, contribuem para redução dos escores de tensão/ansiedade, raiva/hostilidade, fadiga/confusão.

D limoneno também mostra seu efeito antidepressivo, melhorar o humor , garante bem estar emocional em pacientes com desordens mentais.

E o cheiro de chuva, então? Este vem da presença se uma bactériachamada Mycobacterium vaccae, melhora o funcionamento cognitivo.Em estudos de laboratório a injeção desta bactéria em cobaias mostrou melhora na atividade imune e no humor.

Não se pode deixar de lado que só que o passeio na floresta nos permite relaxar equilibrando nosso sistema nervoso autônomo levando ao equilíbrio da frequência cardíaca, pressão arterial entre outros.

Acaminhada na floresta reduz a fadiga e portanto contribui para melhorar nossa saúde mental contribuindo para melhora da ansiedade, depressão, raiva, confusão.

Como deve ser o passeio na floresta?

Encontre um local calmo, não leve seus celulares ou câmeras. A chave para o melhor desfrutar o passeio é deixar a natureza entrar através dos olhos, ouvidos nariz, boca mãos e pés.

Ouça atentamente os sons, sinta os aromas, experimente o frescor do ar na respiração, toque as árvores, os pés no chão e e se tiver um veio de água, aproveite. Respire fundo!

O tempo dedicado deve ser de pelo menos 2 horas. Além de caminhar pode-se, ainda ainda praticar outras atividades além tais como yoga, tai chi, meditação ou até mesmo um picnic.

Não pode ir até um floresta? Desfrute dos parques nas grandes cidades.

O prazer da paisagem impregna em nossa mente, nos dá tranquilidade eânimo, e ainda, através da influencia da mente sobre o corpo traz o descanso e revigora nosso corpo.

Frederick Law Olmsted -designer do Central Park, NY, EUA.

Se você não pode ir até uma floresta. Saiba que passear entre as árvores mesmo em parques urbanos também traz os benefícios acima descritos. Ciro, o Grande, intuitivamente construiu luxuosos jardins na capital da Pérsia,2500 anos atrás, para melhorar a saúde e promover a calma em uma grande cidades.

As árvores urbanas e portanto os parques contribuem ainda para redução da poluição atmosférica. Uma única árvore é capaz de absorver 4,5kg de poluição do ar por ano, além de produzir oxigênio.

Assim, é preciso estimular o plantio de árvores nas cidades e agora temos mais motivos para preservar as nossas florestas!

 

Referências:

Hansen MM, Jones R, Tocchini K. Shinrin-Yoku (Forest Bathing) and Nature Therapy: A State-of-the-Art Review. Int J Environ Res Public Health. 2017 Jul 28;14(8):851. doi: 10.3390/ijerph14080851. PMID: 28788101; PMCID: PMC5580555.
Li Q. Effects of forest environment (Shinrin-yoku/Forest bathing) on health promotion and disease prevention -the Establishment of “Forest Medicine”. Environ Health Prev Med. 2022;27:43. doi: 10.1265/ehpm.22-00160. PMID: 36328581; PMCID: PMC9665958.
Li Q, Ochiai H, Ochiai T, Takayama N, Kumeda S, Miura T, Aoyagi Y, Imai M. Effects of forest bathing (shinrin-yoku) on serotonin in serum, depressive symptoms and subjective sleep quality in middle-aged males. Environ Health Prev Med. 2022;27:44. doi: 10.1265/ehpm.22-00
Li Q, Morimoto K, Kobayashi M, Inagaki H, Katsumata M, Hirata Y, Hirata K, Shimizu T, Li YJ, Wakayama Y, Kawada T, Ohira T, Takayama N, Kagawa T, Miyazaki Y. A forest bathing trip increases human natural killer activity and expression of anti-cancer proteins in female subjects. J Biol Regul Homeost Agents. 2008 Jan-Mar;22(1):45-55.
Antonelli M, Donelli D, Barbieri G, Valussi M, Maggini V, Firenzuoli F. Forest Volatile Organic Compounds and Their Effects on Human Health: A State-of-the-Art Review. Int J Environ Res Public Health. 2020 Sep 7;17(18):6506. doi: 10.3390/ijerph17186506. PMID: 32906736; PMCID: PMC7559006.
Para saber mais:
Forest Bathing: How Trees Can Help You Find Health and Happiness Hardcover – Illustrated, April 17, 2018 Dr. Qing Li (Author)

Escrito por

Renata Di Francesco

Graduada em Medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializada em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em 2001 e o título de Professora Livre-Docente foi obtido em 2010.
No dia a dia dedica, no consultório privado o cuidado com pacientes e familiares.
Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, hoje, coordena o Estágio em Otorrinolaringologia Pediátrica.
Outros desafios:
Diretora da Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2012-2014)
Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2015-2016)
Diretora Secretária da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2015),
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP (2016-2019)
Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP (desde 2019)
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria -SBP (desde 2019).