comunicar é mais dificil que falar

A árdua tarefa de passar a mensagem

Dizer e comunicar é mais difícil do que você pode achar.

falar com quem não está te entendendo
Falar não é necessariamente ser compreendido

Enfrentamos diariamente na nossa profissão e no dia a dia essa dificuldade.

Quer seja explicando um tratamento para uma paciente ou pedindo uma tarefa para um funcionário, dando aula para a graduação ou recebendo orientações do seu chefe, nos deparamos com este conflito tão crucial: como passar a mensagem certa?

 

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. … O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Dizer e comunicar nunca foi tão complicado

Em pleno século 21 observamos como está cada vez mais difícil se fazer entender pelos outros de maneira clara, correta  e verdadeira.

Comunicação sempre implica, em primeiro lugar, que haja bagagem cultural e cognitiva para que a mensagem se faça entender. Interpretação é tudo.

Os passos básicos da comunicação são:

  • as motivações ou a intenção de comunicar
  • a composição da mensagem
  • a codificação e transmissão das mensagens codificadas
  • a recepção dos sinais 
  • a decodificação 
  • e …a interpretação da mensagem por parte do receptor
falar e conseguir explicar
Explicar pessoalmente ajuda muito

O processo da comunicação se define pela tecnologia da comunicação, as características dos emissores e receptores da informação, seus códigos culturais de referência, seus protocolos de comunicação e o alcance do processo”

(Castells, Manuel (2009). Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial)

 

“Ahhh… se houvesse um Dicionário para a Vida!”

Para começar, ambos os lados precisam falar a mesma língua!

a torre onde surgiram todas as línguas, onde ninguém entendia mais ninguém
a Torre de Babel

OK, Falamos Português… Mas será que todo “português“ é igual?

Quantas vezes você se deparou com um brasileiro ou brasileira que fala com um sotaque tão difícil de entender quanto um idioma estrangeiro? E as gírias então! Como falar com alguém que usa um código secreto de sua própria criação ao qual você não tem acesso?

Comunicação é sobre palavras, sim, mas também é sobre intenção e significado

palavras são a chave da comunicação
Comunicar é mais do que palavras

Desde a mais tenra idade aprendemos a falar com nossa voz, mas também com o olhar, com os gestos, com nossa expressão corporal, com o tom de voz.

Nesta era digital, observamos que as novas gerações, à medida que ganham capacidades virtuais, vão perdendo mais e mais as básicas capacidades de compreensão inter-pessoal, que são adquiridas no contato humano do dia-a-dia, olho no olho.

será que os meios digitais aproximam ou distanciam
Meios digitais podem conectar ou separar mais as pessoas

Reflito sempre que os meios digitais, da mesma forma como aproximam, distanciam.

Perdemos o gesto, a linguagem não falada do corpo… (sou de ascendência italiana, então fazer caras e bocas e falar com as mãos é uma segunda natureza), não enxergamos as nuances, o brilho no olhar, as pequenas dilatações das pupilas ao ter contato com o que é agradável. Perdemos o consolo imediato de poder esclarecer que não era isso que eu queria dizer, a mão no ombro, as justificativas, o abraço.

Como profissionais de saúde, sempre precisamos comunicar as mais variadas mensagens: qual o diagnóstico, como tomar tal medicamento, por que esse exame é necessário, como será a cirurgia, por que mudar este ou aquele hábito em nome de melhorar sua saúde, o que esperar do meu prognóstico… –“Doutora, vai doer?”

E frequentemente nossos pacientes não nos entendem tão bem quanto gostaríamos

No início da carreira é mais difícil, pois acreditamos que se dizemos algo correto e  verdadeiro, com a melhor das intenções, os outros vão receber bem, aceitar, mas não é bem assim.

Já dizia Antígona (de Plutarco) : στέργει γὰρ οὐδεὶς ἄγγελον κακῶν ἐπῶν

Ninguém gosta do portador de más notícias

 

Senta que lá vem história

contar histórias está em nosso dna
Contamos histórias para comunicar

Desde que o mundo é mundo os humanos contam histórias. Elas  possuem muitas funções desde os primórdios. Naquela época a ausência da palavra escrita criava a necessidade de uma forma de perpetuação de conhecimento por meio da palavra falada mesmo.

Dessa forma fazia-se necessário passar  a informação de forma que pudesse ser lembrada e reproduzida, conservando seu cerne, seu significado principal.

É a famosa ‘contação de história’ ou storytelling.

As histórias são formas de enviar as mensagens por meio de exemplos humanizados, com os quais o interlocutor se identifica.

Assim, vivenciando a história do outro, a pessoa entende por meio do exemplo e guarda melhor o conteúdo do que você quis transmitir.

Houve um sábio, há mais de 2.000 anos atrás, que usava essa poderosa ferramenta para ensinar seus discípulos por meio de parábolas, e parece que  funcionava muito bem antes e funciona até hoje.

😃😆😅😂🤣😎🥳🤩😋😫🥺😢😬🤗😳🤪😜🥶🤔😮😐😱😵😷🤕🤬🤒🤫

Creio que é por isso que as pessoas gostam tanto dos emojis, eles trazem uma “carinha” para a conversa, humanizam e relativizam o discurso, ajudam a dar contexto numa situação em que a presença não está lá para mostrar a totalidade da sua intenção de comunicar.

Preenchendo os espaços entre quem ‘fala’ e quem ‘escuta’

mãe e filha conversando
confiança ajuda a comunicação

Desvendar o mistério de como fazemos para diminuir os ruídos entre as mensagens e as pessoas é uma de nossas tarefas como seres humanos e educadoras.

Sabemos que quanto melhor a relação que temos com o interlocutor, melhor a qualidade da transmissão de informação.

Primeiramente porque, como já vimos, a pessoa que recebe a mensagem vai passá-la através dos seus filtros mentais: se eu gosto da pessoa, se confio nela, a mensagem deve ser boa para mim, então vou me esforçar mais para entender o significa.

Cada um tenta ler nas entrelinhas a intenção da pessoa ao te dizer isso ou aquilo.

Se as pessoas que estão tentando se comunicar têm um bom relacionamento, a boa vontade em entender e a condescendência com o conteúdo do discurso ajudam na compreensão.

Talvez por isso as mães sejam tão bem sucedidas em ensinar…driblam todo o abismo que é gerado entre gerações.

casais podem se comunicar
casais podem usar a linguagem do afeto

Também me faz pensar em todos os casais multiculturais que conhecemos, que muitas vezes nem falam o mesmo idioma, mas se compreendem pela linguagem universal do afeto.

A chave deve ser confiar no mensageiro, saber que o que está sendo passado é algo que precisamos saber. Isto nos faz querer absorver seu conteúdo e prestar atenção naquilo que está sendo transmitido pois damos importância àquilo.

 

 

Por este motivo é que a relação médico-paciente é a capacidade mais valiosa que desenvolvemos ao longo do tempo, em nossa prática diária de cuidar.

A mensagem que fica é: querer compreender ambos os lados numa conversação já é meio caminho na tarefa de comunicar-se, e confiança é um instrumento de comunicação que não deve ser menosprezado.

comunicação e relação de paciente e medico
Relação médico-paciente é essencial