Entra o outono de clima seco e frio e em alguns dias estaremos no inverno, com temperaturas ainda mais baixas. E ainda, em algumas regiões, dias muito quentes e madrugadas muito frias.
E junto com o frio a coriza, espirros, nariz entupido e até tosse.
Mas seria a rinite que “atacou” de novo? Ou mais um resfriado? Influenza? Ou Covid de novo?!

Vamos aos fatos

As baixas temperaturas favorecem a disseminação dos vírus respiratórios, muito por conta do confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios.
As crianças na faixa etária pre-escolar chegam a ter 8 a 10 episódios por ano!

  • A mucosa nasal apresenta um série de mecanismos de proteção, tais como :
    cílios microscópicos que recobrem as células da mucosa nasal e empurram as secreções nasais para a garganta para serem deglutidas, e com ela os microorganismos
  • o ciclo nasal que alterna a congestão nasal entre nas narinas direita e esquerda A congestão nasal protege da entrada dos germes no nariz.

Entretanto estes mecanismos ficam prejudicados quando inspiramos ar frio e seco.
O próprio ar frio estimula o aparecimento da coriza e da congestão nasal, também como uma medida de proteção. Mas no final estes sintomas se confundem

Gripe, Resfriados e Covid.

Tanto as gripes, como os chamados resfriados comuns são viroses respiratórias.

Gripe

A gripe é causada pelo vírus Influenzae que apresenta várias cepas diferentes: H1N1, H2N3, etc.
Sem dúvida é o que causa os sintomas mais floridos: dor de cabeça, febre alta, coriza intensa, dores no corpo e tosse; e também o que mais comumente leva a complicações como otites, sinusites e pneumonias. 
Felizmente há vacina para o Influenza e recomenda-se que seja feita anualmente, pois há uma atualização das cepas, uma vez já que as mutações são comuns.

Resfriados

Os resfriados são causados por diversos vírus: adenovirus, rinovírus, metapneumovírus, etc. Os sintomas são em sua maioria leves, com coriza, mal estar, febre baixa, coriza e tosse a depender do vírus. Mas podem em situações especiais causar sintomas graves. E não há vacinas.

Covid-19

Dispensa apresentações atualmente, todos já sabem que a covid-19 é causada pelo Sars-Cov2. Atualmente com quadros mais leves, mas ainda ainda muito presentes. Apresenta sintomas muito variados, mas comumente inicia com dor intensa na garganta e depois aparecem os sintomas nasais, tosse com ou sem quadro pulmonar.
A proteção da covid-19 é principalmente promovida pela vacina que também deve ser aplicada periodicamente e no momento destaca-se a importância da vacina bi-valente.

Outros:

Há inúmeros outros vírus menos conhecidos, mas um que vale a pena ressaltar é o VSR ou vírus sincicial respiratório. Em adultos causa sintomas como os descritos acima, mas em crianças o quadro é muito mais florido com tosse e até falta de ar a temida bronquiolite que pode levar as crianças à UTI.

Mas e a rinite?

A rinite é uma doença crônica muito prevalente. Caraterizada também por espirros, coriza e obstrução nasal. Mas trata-se de uma inflamação crônica da mucosa nasal e origem não-infecciosa.
Há vários tipos de rinite. Sem dúvida a mais conhecida é a rinite alérgica, de origem genética, onde os sintomas aparecerem depois do contato com um alérgeno respiratório, como ácaros, fungos, etc.
Dentre as outras temos: rinite gustativa na qual os sintomas são desencadeados pelo estímulo gustativo; rinite hormonal que aparece na gestação por estímulo dos hormônios ou mesmo do uso de contraceptivos, e tantas outras.
O fato é que o ar frio e seco é um fator piorador dos sintomas pois piora a coriza e a obstrução nasal.

Como prevenir os sintomas respiratórios?

  • Evitar aglomerações.
  • Ventilar os ambientes.
  • Lavar sempre as mãos com água e sabão
  • Vacinar-se para Influenza e Covid
  • Tratar a rinite alérgica
  • Hidratação
  • Alimentação adequada

 

Para saber mais

27/5 – Inverno aumenta risco de doenças respiratórias

Eccles R. The role of nasal congestion as a defence against respiratory viruses. Clin Otolaryngol. 2021 Jan;46(1):4-8. doi: 10.1111/coa.13658. Epub 2020 Nov 1. PMID: 33064350; PMCID: PMC7675291.

Cruz AA, Togias A. Upper airways reactions to cold air. Curr Allergy Asthma Rep. 2008 Apr;8(2):111-7. doi: 10.1007/s11882-008-0020-z. PMID: 18417052.
nas crianças o VSR

Escrito por

Renata Di Francesco

Graduada em Medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializada em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em 2001 e o título de Professora Livre-Docente foi obtido em 2010.
No dia a dia dedica, no consultório privado o cuidado com pacientes e familiares.
Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, hoje, coordena o Estágio em Otorrinolaringologia Pediátrica.
Outros desafios:
Diretora da Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2012-2014)
Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2015-2016)
Diretora Secretária da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2015),
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP (2016-2019)
Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP (desde 2019)
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria -SBP (desde 2019).