O frio está aqui! Nas últimas semanas, nos estados do sudeste e do sul, estamos vivendo dias de temperatura muito baixa e até neve em algumas cidades. E para muitos, esta já é a previsão de tosse, irritação na garganta. etc.

As baixas temperaturas, assim como as suas grandes variações durante um mesmo dia, e o ar muito seco podem, sim, trazer consigo problemas respiratórios. Mais alerta ainda, devem ficar aqueles que têm DPOC, asma, bronquites.

Como o ar frio irrita as vias respiratórias? 

Nossos pulmões devem trabalhar com o ar úmido e com temperatura próxima do corpo. Dessa forma, sua função pode ficar prejudicada pelo ar frio. 

É aí que entra a nobre função do nariz, aquecer e umidificar o ar. Em contrapartida, pessoas que respiram pela boca sofrem ainda mais com o ar frio!!

Toda a via respiratória é recoberta por um fluido e possui células muito especiais com cílios microscópicos que moblizam este fluido. 

Na presença do ar seco, este fluido desidrata-se e portanto fica mais espesso. O nariz, então, obstrui, para que o ar permaneça em seu interior por mais tempo para se aquecer e além de produzir mais muco. Por outro lado, os cílios das células respiratórias precisam de uma temperatura ideal para seu bom funcionamento e o ar frio diminui esta função. Resultado: mais coriza, e secreções mais espessas…. e então obstrução nasal, garganta seca e irritada, tosse  e assim como  piora de doenças de base, rinite, asma, DPOC, etc. 

Enfim, estas condições propiciam maior possiblidade de infecções respiratórias como resfriados comuns,  gripes e sinusites. Em crianças há, ainda, maior chance de otites….

E como lidar com o frio? 

Primeiramente, se você tem alguma doença respiratória, não deixe de tratá-la. Tratar asma, rinite e outras doenças respiratórias é preventivo para piora no inverno e protetivo para instalação de infecções secundárias como sinusites, pneumonias, otites,  e outras. 

Se você respira pela boca ou tem o nariz obstruído deve procurar seu médico e tratar destas condições, como dito acima é o nariz que prepara o ar para os pulmões. 

Proteja-se do ar frio agasalhando-se adequadamente e não esqueça o cachecol e o gorro. 

Evite exercícios físicos estenuantes ao ar livre em dias de temperaturas muito baixas e ar seco. O esforço físico intenso resulta em respirar pela boca, ressecando ainda mais o ar respirado. 

Mantenha as vias respiratórias úmidas, lavar e/ou umidificar o nariz com soluções salinas é importante. 

Cuide-se e lembre-se logo o frio vai passar!

Escrito por

Renata Di Francesco

Graduada em Medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializada em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em 2001 e o título de Professora Livre-Docente foi obtido em 2010.
No dia a dia dedica, no consultório privado o cuidado com pacientes e familiares.
Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, hoje, coordena o Estágio em Otorrinolaringologia Pediátrica.
Outros desafios:
Diretora da Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2012-2014)
Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2015-2016)
Diretora Secretária da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2015),
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP (2016-2019)
Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP (desde 2019)
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria -SBP (desde 2019).