29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. Você sabia?

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração ou o sistema circulatório. Representam a principal causa de mortes no planeta. No mundo, meio bilhão de pessoas têm doenças cardiovasculares. No Brasil, são 14 milhões de pessoas acometidas. Só este ano, o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia já contabilizou mais de 298.400 mortes. Estas doenças respondem por mais de 30% das mortes no país, ou seja, cerca de mil mortes por dia e uma morte a cada 40 segundos!

As doenças cardiovasculares levam ao dobro de óbitos causados por todos os tipos de câncer, duas vezes mais que todas as causas externas (violência e acidentes), três vezes mais que as doenças respiratórias. O mais grave é que muitas destas mortes poderiam ser evitadas ou adiadas com cuidados preventivos ou tratamento adequado.

A pandemia de covid-19 é atualmente o principal problema de saúde pública no Brasil. Porém, dados do Ministério da Saúde informam que a cardiopatia é a comorbidade mais associada às mortes pela infecção pelo coronavírus. São também os pacientes que mais deixaram de procurar atendimento médico adequado pelo medo de contrair a covid-19, além de terem se isolado de seus parentes e amigos. Portanto, neste 29 de setembro, a campanha da World Heart Federation pede ao mundo para “usar seu coração para se conectar e vencer as doenças cardiovasculares”.

dia mundial do coração
Dia Mundial do Coração

Quais são os fatores de risco?

A presença de um ou mais fatores de risco aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Use o coração para fazer escolhas! Mas não só no Dia Mundial…

Faça escolhas melhores:

  • Controle a pressão arterial e o diabetes. Tome as medicações prescritas regularmente.
  • Abandone o sedentarismo: Colocar pequenas metas diárias pode levar a grandes benefícios! Troque o elevador por alguns lances de escada. Abandone o carro para ir a lugares próximos. Um aplicativo que conte os passos pode ajudar a aumentar de 500 a 1000 passos a cada semana!
  • Pratique atividade física: de acordo com o IBGE, em 2019, apenas 30% dos brasileiros praticaram atividade física. Com a pandemia, a prática caiu cerca de 20%. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar que adultos de 18 a 65 anos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos por semana ou de 75 a 150 minutos semanais de atividade física intensa. Crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos diários de atividade física moderada a intensa.
  • Mantenha alimentação saudável, sem gorduras ou frituras. Troque a sobremesa por uma fruta e insira verduras e legumes às refeições.
  • Evite o consumo excessivo de açúcar e de alimentos industrializados. Reduza o sal.
  • Evite o consumo de álcool: pessoas saudáveis poderiam consumir álcool até o máximo de uma dose diária para mulheres e até duas doses diárias para homens. Mas lembre-se: não existe dose segura! Junto com o prazer ou com o relaxamento, o álcool pode trazer problemas de saúde.
  • Se você ja tem problemas de saúde, não deixe que a covid-19 o impeça de fazer suas consultas periódicas! E jamais evite ir a um serviço de emergência se você estiver precisando. É seguro!
  • Tente parar de fumar. Não é fácil! Se preciso, busque ajuda especializada.

Corações desconectados?

Corações desconectados são mais suscetíveis às doenças como infarto e AVC por dificuldade de acesso às medidas de prevenção, de tratamento e de acompanhamento. Além de isolados de familiares e amigos, metade da população mundial não tem acesso à internet. Como buscar ajuda? Ninguém deve se sentir sozinho, independentemente da pandemia. Se não houver acesso à tecnologia digital, a convivência com familiares próximos deve acontecer.

Sobretudo, vacine-se: a vacina pode evitar as formas graves de doença, principalmente em quem já tem comorbidades.

E apesar das doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, é na infância que o processo de aterosclerose tem seu início. Cultive bons hábitos! As crianças aprendem com o exemplo!

Dia 29 de setembro. Dia Mundial do Coração – corações conectados para um mundo mais saudável.

Fontes:

SBC- portal.cardiol.br

Ministério da Saúde

World Heart Federation