descolamento de retina

“Imagens que passais pela retina
Dos meus olhos, porque não vos fixais?
Que passais como a água cristalina
Por uma fonte para nunca mais!…”
Camilo Pessanha

Podemos dizer que as estruturas do olho são transparentes para que a imagem chegue intacta à retina. Esta imagem é captada por 2 tipos de células: os cones e bastonetes, que transformam suas partes em impulso elétrico, que então caminha até o cérebro para que possamos percebê-la.

Cones e Bastonetes

É com os cones, centrais, que enxergamos e discernimos as cores e contrastes que são sensíveis a determinados comprimentos de onda, e temos 3 tipos diferentes:

  • os que captam ondas curtas, por volta de 419nm (azul) 10%
  • os que captam ondas médias, por volta de 531nm (verde)  30%
  • os que captam ondas longas, por volta de 558nm (vermelho) 60%

Os bastonetes, periféricos, são mais sensíveis a percepção da claridade e da visão no escuro.

Estas células visuais consomem muuuuuuuita energia quando trabalham. E este oxigênio vem, como sempre, do sangue: em abundância num leito vascular que fica coladinho na retina. Se a retina se descola destes vasos, as células não respiram e a imagem não se forma.

Descolamento de Retina

Olho: retina
Esquema do olho e a localização da retina

A retina é como um papel de parede que reveste o fundo do olho. É mais grossa no centro (que enxerga bem o centro da imagem) e mais fininha na borda (que enxerga o limite do nosso campo visual).
É justo esta área mais fina da retina que um puxão do vítreo pode rasgar. À partir deste momento, se o vítreo continua a puxar a retina rasgada, um caminho se forma para a parte líquida do interior do olho começar a descolar este papel de parede. E onde ela está descolada, a imagem não se forma.

Como enxergamos quando a retina se descola?

  1. Quando o vítreo puxa a retina, perturba os bastonetes, e enxergamos luz: um brilho bem no cantinho do campo visual.
  2. Quando a retina se descola, enxergamos uma mancha escura que não se movimenta. E vai aumentando se o descolamento aumenta.

É grave?

Muito! Precisamos colar logo! É cirúrgico! E isso porque se as células da retina não respiram, morrem. E se morrem, não se regeneram.

Por vezes, quando nos procuram enquanto a retina está rasgada mas ainda está colada, conseguimos solda-la com laser, e evitar o descolamento. E por isso, se enxergar flashes de luz nos cantinhos do campo visual, corra para um oftalmologista!

E lembre-se: qualquer alteração na imagem que se movimenta, ou que desaparece em menos de 30 minutos é normal. Para alterações visuais fixas, mais que 30 minutos, CORRA!

Para ler mais:

https://eyewiki.org/Retinal_Detachment

Escrito por

Cassia Suzuki

Médica oftalmologista, quase filósofa, mãe de 2 filhas e 2 cachorrinhas