filtro azul

O filtro para luz azul protege meus olhos diante das telas?

Fico muito, muito grata quando me perguntam isso. Principalmente porque, quando examinamos uma pessoa, estamos preocupados com os olhos e a saúde ocular apenas. Muitas vezes nos esquecemos de todo o apelo das propagandas que vão criando necessidades para vender utilidades.

Fake news! – por enquanto

Todas as “fake news” têm um fundinho de verdade e é impressionante a capacidade criativa do ser humano em montar uma estória para convencer o outro. Vamos ao que nos interessa.

Olhar para o sol pode queimar a retina (maculopatia solar ou fótica), e por isso todos os cuidados são necessários diante de um eclipse solar. Esta lesão pode ser tanto pelo aumento de temperatura quanto pelas alterações químicas causadas pelos comprimentos de onda curtos que estão presentes na luz ultravioleta solar  UVA (400 – 320 nm) e UVB (320–280 nm).

LED 400

E as lâmpadas LED das telas? Ora, contém uma porção de luz azul, com comprimento de onda igualmente curto (400-500nm). Bem pertinho, né? Ah este número 400…

E daí vieram inúmeros estudos laboratoriais, especulando lesão na retina e cristalino a longo prazo. Mas sempre é preciso dizer que existe uma loooooonga estrada entre in vitro e in vivo ou entre laboratório e realidade (mas isso é tema para outro post).

Na realidade…

Em termos práticos: não conseguimos TANTA exposição a este comprimento de onda quando estamos diante das telas, a ponto de queimar a retina. Antes disso, os transtornos acomodativos e das lágrimas nos fazem parar (leia mais no nosso outro post: esta pandemia afetou a minha visão). Enfim, não há evidências científicas que comprovem o malefício do LED das telas aos nossos olhos na nossa rotina diária.

E mais!

Vale ainda lembrar outro aspecto relacionado ao “400nm”: o ritmo circadiano

Será que colocar tanto filtro para UV e luz azul nos óculos não pode interferir no sono? Temos uma lente dentro dos olhos, o cristalino, que é capaz de filtrar parte da luz. Com o passar do tempo, o cristalino vai ficando amarelado, aumentando o bloqueio destas ondas, e alguns supõem que justo por isso o sono vai diminuindo.

 

…mas isso pode ser outra estória 😉

 

Tosini G, Ferguson I, Tsubota K. Efeitos da luz azul no sistema circadiano e na fisiologia ocular. Mol Vis . 2016;22:61-72. Publicado em 24 de janeiro de 2016.

Ouyang X, Yang J, Hong Z, Wu Y, Xie Y, Wang G. Mechanisms of blue light-induced eye hazard and protective measures: a review. Biomed Pharmacother. 2020 Oct;130:110577. doi: 10.1016/j.biopha.2020.110577. Epub 2020 Aug 4. PMID: 32763817.

Wikipedia – radiação ultravioleta

Escrito por

Cassia Suzuki

Médica oftalmologista, quase filósofa, mãe de 2 filhas e 2 cachorrinhas