moça bonita sorrindo na cozinha com sacola com vegetais

Colesterol: o bom vilão

O colesterol alto pode ser o vilão de várias doenças.

O colesterol está associado a maior risco de infarto e AVC. A manutenção de baixas taxas de colesterol no sangue reduz os riscos de morte por causas cardiovasculares e aumenta a expectativa de vida.

Antes de tudo, vamos saber o que é o colesterol. O colesterol é uma gordura (lipídio) necessária ao corpo humano. Faz parte da estrutura das membranas celulares, das moléculas de estrógeno e testosterona, participa do metabolismo da vitamina D. O fígado produz e armazena o colesterol em moléculas de alta densidade (HDL) e em moléculas de baixa densidade (LDL).  As moléculas de LDL carregam maior quantidade de gordura que as de HDL. A fisiologia dos lipídios é bastante complexa, envolve várias moléculas e depende da função hepática e da dieta ou do tempo de jejum da pessoa.

Neste sentido, caso haja interesse em entender esse metabolismo, sugiro o vídeo abaixo para uma explicação rápida.

Que doenças podem se desenvolver se o colesterol permanecer alto?

Deste modo, quando as moléculas de baixa densidade estão em excesso no sangue, elas inflamam as paredes dos vasos sanguíneos e propiciam o desenvolvimento de placas de aterosclerose (placas de gordura). Essas placas podem obstruir o fluxo de sangue por estas artérias e causar infarto e AVC.

O colesterol alto provoca algum sintoma?

O colesterol alto não apresenta sintomas. Em algumas condições especiais, como na hipercolesterolemia familiar, pode haver xantomas (depósitos de gordura) peri-palpebrais.

Quem tem o colesterol alto?

Ter o colesterol alto não é problema exclusivo de pessoas acima do peso, pode acontecer também nas pessoas magras.

Adultos e crianças também podem ter o colesterol alto.

Qual a causa do excesso de colesterol no sangue?

Embora haja uma propensão genética em alguns indivíduos para o desenvolvimento das altas taxas de colesterol no sangue, a maior causa de excesso de LDL colesterol é um estilo de vida com pouca atividade física e uma dieta inadequada rica em gorduras saturadas ( presentes em carnes vermelhas, alimentos de origem animal), e em gorduras trans ( encontradas nas margarinas, sorvetes, alimentos industrializados).

moça bonita sorrindo na cozinha com sacola com vegetais
Faça escolhas saudáveis para sua dieta do dia a dia e evite o colesterol alto

Como cuidar do colesterol?

Uma adequação da dieta pode ser suficiente para corrigir o excesso do LDL na circulação e reduzir seu risco cardiovascular. Algumas pessoas precisarão de tratamento específico para reduzir o colesterol.

Neste sentido, veja o que o Dr Raul Dias Santos recomenda:

 

Concluindo, algumas coisas não escolhemos, mas outras são opções diárias. O que colocar no prato é uma escolha com a  possibilidade de melhorar a cada refeição.

Assim, convertemos o grande vilão a um necessário e bom componente corporal.