Volatil, Incerto, Complexo e Ambiguo

VUCA é uma acrônimo que vem sendo muito utilizado nos dias de hoje, por exemplo no mundo corporativo. VUCA  significa V=volatility (volatilidade) , U= uncertainity (incerteza), C=complexity (complexidade) e A=ambiguity (ambiguidade).
Com certeza, hoje estamos vivendo em um mundo virtual que é volátil onde mudanças são cada vez mais rápidas. Tantas informações que nos levam a incertezas, principalmente agora imersos na pandemia  COVID 19. O  mundo tornou-se ainda mais mais ambíguo e complexo.
Na verdade, VUCA é um termo antigo. Foi durante a Guerra Fria, em 1987,  que o Army College War introduziu esta ideia.  Mas é em  2002 que ela passa a ser usada na educação e liderança aplicando-se em organizações de diversos setores.
VUCA pretende, então, criar uma significância estratégica para o futuro. Compreender bem o momento e o comportamento das pessoas e organizações e assim estarem preparados para o que vier.

E na Saúde?

Com certeza devemos estar sempre prontos. Com as exigências de nosso dia a dia, trabalho, tarefas domésticas e filhos a saúde deixa de ser prioridade. E não falo apenas de consultas e exames médicos de rotina. Devemos conhecer e entender melhor da saúde. Saber distinguir informações reais de falsas (fakenews):  o que é bom ou não. Como e porque acontecem as doenças e como podem ser evitadas através de informações relevantes e verdadeiras.
Dessa forma, a estratégia da saúde deve estar no dia a dia:

  • alimentação saudável
  • atividades físicas
  • consultas
  •  exames médicos regulares.
  •  saúde mental
  • estar em contato com família e amigos

Já que não podemos encontrar os amigos, que tal conversar através de telefonemas, video-chamadas. Não apenas vê-los em fotos do Instagram que são apenas momentos de felicidade instantânea.
Cultivar  os momentos felizes  é fundamental!  Livros, filmes música, coisas boas devem preencher nosso dia e assim como cultivar a de atenção plena seja e outras formas de meditação.

A propósito precisamos cuidar da nossa saúde que é  volátil, incerta, complexa e ambígua!

Escrito por

Renata Di Francesco

Graduada em Medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializada em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em 2001 e o título de Professora Livre-Docente foi obtido em 2010.
No dia a dia dedica, no consultório privado o cuidado com pacientes e familiares.
Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, hoje, coordena o Estágio em Otorrinolaringologia Pediátrica.
Outros desafios:
Diretora da Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2012-2014)
Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2015-2016)
Diretora Secretária da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2015),
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP (2016-2019)
Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP (desde 2019)
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria -SBP (desde 2019).