Seu ouvido tampa no avião?

 

Viajar de avião é sempre um pouco desconfortável e com aquela sensação de pressão ou dor no ouvido, então, nem se fala! Seu ouvido fica tampado no avião? Isso é bem comum. Pode acometer a qualquer um seja na classe econômica ou mesmo na primeira classe e até mesmo a tripulação.

Os aviões comerciais a jato voam em altitudes de cerca de 15000 metros, quando a pressão atmosférica exterior é quase zero e o oxigênio é super rarefeito. Assim, as cabines das aeronaves são pressurizadas a fim de que possamos respirar.

Mas por que podemos sentir o ouvido tampado? Por que dói?

Dentro de nossos ouvidos há uma pequena câmara de ar, dentro do osso que é fechada pelo tímpano; chamada caixa do tímpano. É nesta câmara de ar que estão o martelo, a bigorna e o estribo, os menores ossinhos do corpo humano. Este ar vem do nariz, através da tuba auditiva e desta forma permite a vibração do tímpano e destes ossinhos conduzindo o som até a parte mais interna.

Em condições normais, a pressão de ar dentro da caixa do tímpano deve ser equalizada com a pressão ambiente.

Assim, seja na ascensão ou descenso da aeronave as variações da pressão de ar causam desconforto no ouvido pela diferença da pressão de ar de dentro do ouvido.

Os principais sintomas são sensação de ouvido tampado, desconforto e até mesmo dor. Nos casos mais graves pode haver tontura e zumbido. Nesta situação pode ocorrer um  barotrauma com até mesmo sangramento dentro do ouvido ou mesmo um fístula perilinfática.

Como evitar a sensação de ouvido tampado no avião?

Abaixo uma listinha de ações que podem ajudar a abertura da tuba auditiva (canal que une o ouvido ao nariz) e portanto equalizar a pressão  reduzir estes sintomas:

  • Bocejar
  • Deglutir
  • Mascar chicletes
  • Manobras como Valsalva (Fechar o nariz e insuflar os ouvidos)

Deve-se evitar viajar com o nariz obstruído, como com a rinite descompensada, resfriado, com sinusites, etc. Pois nestas situações há mais dificuldade de compensar a pressão do ouvido e mais chances de dor, além da sensação de plenitude nos ouvidos.

 

Lembre-se!  Tente sempre equalizar a pressão no ouvido na decolagem e aterrisagem a fim de evitar o desconforto e boa viagem!

 

Escrito por

Renata Di Francesco

Graduada em Medicina em 1993 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e especializada em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Doutorado em 2001 e o título de Professora Livre-Docente foi obtido em 2010.
No dia a dia dedica, no consultório privado o cuidado com pacientes e familiares.
Ainda no Hospital das Clínicas da FMUSP, hoje, coordena o Estágio em Otorrinolaringologia Pediátrica.
Outros desafios:
Diretora da Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2012-2014)
Presidente da Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (2015-2016)
Diretora Secretária da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2015),
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo-SPSP (2016-2019)
Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento e Aprendizagem da SPSP (desde 2019)
Diretora do Departamento de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria -SBP (desde 2019).