Pureza das crianças

“eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita”
Gonzaguinha

JMS, 3 anos

Menino alegre, travesso… Correu, na velocidade da luz, bateu o olho no cadeado do portão. Trauma violento, rompeu o globo ocular. Suturamos, retiramos a hemorragia, colamos a retina.. mas não deu jeito.

Tempos depois (muito tempo!) voltou ao consultório com a esposa: 25 anos, biólogo, vive e trabalha no campo, no meio da Natureza! Alegre, feliz, sem amarras (correndo solto espalhado pelos ventos)!

FD, 5 anos

Nasceu com toxoplasmose congênita, alta miopia, retina finiiiiiinha.. e descolada. Foi operado por meu pai, ainda no início do vitreófago por ele inventado. Ficou bem, com visão subnormal.

Tempos depois (muito tempo!) voltou ao consultório com a foto da neta recém nascida: 55 anos, programador na área de TI. Revejo a retina e não acredito que enxerga (bem, muito bem, mais do que o normal até)!

GC, 7 anos e LC, 5 anos

Nunca me esqueço de uma viagem com minhas filhas em que ficamos presas na sala de embarque por tempos (muito tempo!). Eu, cansada ao extremo, chateada por fazê-las passar por isso… de repente me deparo com a alegria delas naquele saguão deserto. Correndo (livres)!

As crianças (e os pets!)

têm uma pureza e alegria de Vida surpreendente. Ninguém diz que não há sofrimento. Mas talvez haja uma força, uma fé, que as faça brincar e sorrir o momento, por pior que seja a fase. E ajuda na superação!

Neste dia não há como deixar de pensar nas crianças: estamos vivendo numa guerra. A violência da segunda onda acometeu principalmente jovens entre 35-45 anos. Deste modo, temos já por volta de 200 mil órfãos

Com isso, graças à  delicadeza do amor, surgem as mães que acolhem: pais, tios, avós, amigos… Que passam, assim,  a ter o privilégio de ter o presente inundado por essa força, alegria e fé pela Vida. Com nossos filhos retomamos a graça da pureza, simplicidade, doçura e leveza… de viver!

 

Gratos aos filhos,
somos todos MÃEs.

Feliz dia das Mães!

 

Para mais leveza
Mãe. Para sempre.
Nós e as crianças, o céu e a terra
Nós e as crianças, o céu e a terra 2
Nós e as crianças, o céu e a terra 3

Escrito por

Cassia Suzuki

Médica oftalmologista, quase filósofa, mãe de 2 filhas e 2 cachorrinhas