Lentes de contato
“Existe receita para lentes de contato? Basta a receita dos óculos?”
É muito frequente esta pergunta no consultório. Afinal, as lentes de contato têm a mesma finalidade que os óculos.
 
Mas não é bem assim…
 
As lentes de contato se repousam sobre a córnea, aquele tecido transparente que cobre a parte central do olho. Vale a pena saber que suas células trabalham MUUUUITO para mante-la sempre transparente. E, no nosso corpo, tudo que trabalha muito, consome muita energia ou: oxigênio!
 
Muito bem, o ar que respiramos é o mesmo que oferece o oxigênio às lágrimas, que por fim nutre nossas córneas para que continuem transparentes. Vocês devem estar se perguntando: caramba, se as máscaras já nos sufocam, imagine a lente de contato, o quanto não sufoca a córnea?!?! (pergunta de oftalmologista rsrs) E é bem por aí: para que ela respire, é necessário:
  • oxigênio.
Se este aporte não é o suficiente, ela pode perder a transparência e a capacidade de se defender dos microorganismos. As lentes de contato podem ser feitas com material que permite muuuuuita troca de oxigênio a quase nada. Aparência não é nada: tudo tem seu preço! 
 
E mais! A curvatura da córnea não é sempre a mesma: cada um tem a sua. Assim, se esta adaptação não for muito bem examinada pelo oftalmologista, corre-se o risco de usar uma lente de contato ou apertada ou folgada, que pode machucar o tecido, além de facilitar, como já foi dito, infecções.
 
Portanto: não há receita para lentes de contato. Há que se testar, examinar, e acompanhar seu uso para uma boa saúde ocular!
 
Para ler mais sobre as lágrimas:
 

Escrito por

Cassia Suzuki

Médica oftalmologista, quase filósofa, mãe de 2 filhas e 2 cachorrinhas